Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Palestra sobre a cobertura no Iraque

CARLOS FINO NA UFRJ

Sylvia Moretzsohn (*)

O jornalista português Carlos Fino estará na quinta-feira, 22/5, no campus da Praia Vermelha da UFRJ, para uma palestra sobre sua experiência de correspondente internacional e, em particular, seu mais recente trabalho na guerra contra o Iraque. O encontro será às 15h30, no auditório do CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas), e é iniciativa conjunta da UFF e da UFRJ.

Carlos Fino ganhou notoriedade entre nós ao ser o primeiro a anunciar o bombardeio a Bagdá. Bendito furo: menos pelo fato que informava, de óbvia importância, e mais pelo poder de despertar a atenção para a maneira pela qual a RTP, e este repórter em especial, conduziam a cobertura da guerra. O acompanhamento das reportagens foi revelando a qualidade de um trabalho a ser divulgado e discutido em nosso meio acadêmico, tanto pelo que traz como problema para o exercício do jornalismo quanto, talvez por isso mesmo, pelo estímulo que pode exercer sobre nossos estudantes em suas perspectivas como futuros profissionais.

A vinda de Carlos Fino ao Brasil, para uma série de palestras e entrevistas, permitiu essa rara oportunidade de um debate que, sem descurar do trabalho jornalístico durante esta guerra, enfatize as questões envolvidas na atividade de correspondente internacional ? a logística, o preparo, a identificação e o acesso a fontes, o empenho em traduzir para seu público de origem fatos ocorridos no contexto de outras culturas ? a partir de sua formação como jornalista. E que, não menos importante, relacione essas questões às condições de produção do noticiário numa rede pública de televisão.

(*) Professora de Jornalismo da UFF