Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Patrocínio inovador na F1

TELETIPO

O time de Fórmula 1 BMW Williams anunciou um novo patrocinador, que destoa das tradicionais companhias de cigarro: os carros de Ralph Schumacher e Juan Pablo Montoya passaram a estampar a marca NiQuitin CQ (terapia de reposição de nicotina), da GlaxoSmithkline. O patrocínio da empresa farmacêutica é um marco, observa Julia Day [Guardian, 15/4/03], num evento pesadamente financiado pela indústria do cigarro: a própria Williams foi bancada pela Rothmans and Winfield nos anos 90, mas renunciou ao patrocínio quando se juntou a BMW. A FIA, representante do setor, tenta reverter o banimento total da propaganda de tabaco na F1, que deve entrar em vigor em 2006.

A America Online entrou com cinco processos legais contra indivíduos e companhias americanas que enviam mensagens comerciais não-solicitadas (spams). A AOL, que tem 27 milhões de assinantes nos EUA, alega que os acusados enviaram um bilhão de mensagens com imagens pornográficas e ofertas de produtos, provocando oito milhões de queixas. A companhia pede US$ 10 milhões em danos. Jonathan Krim [Washington Post, 15/4/03] diz que o spam representa hoje quase 40% do tráfego de e-mails.