TELETIPO
Win Tin, vencedor do Prêmio Gold Pen of Freedom, da Associação Mundial de Jornais, em 2001, está precisando de assistência médica, alerta o grupo de expatriados Burma Media Association. Preso há 13 anos, o jornalista de 73 anos sofre de infecções no aparelho digestivo e urinário e não consegue pagar pelos remédios. De acordo com a AP [29/7/02], ele foi preso em 1989 e processado por um tribunal militar acusado de pertencer ao Partido Comunista, proibido em Myanmar, ex-Birmânia.
Produzido por três jornalistas da ABC News (Mark Halperin, Elizabeth Wilner e Marc Ambinder), o sítio The Note ? que analisa notícias políticas de 40 jornais, revistas e programas de TV ? tornou-se leitura obrigatória para repórteres, consultores e políticos. Criado em janeiro como guia interno para ajudar a redação a planejar o telejornal, a página começou a ser distribuída a amigos, colegas e fontes, o que criou um problema para a equipe, pois estava inadvertidamente passando dicas à concorrência e nada rendia à ABC. The Note foi então ligeiramente modificado, ganhando acesso livre e uma multidão de fãs: segundo Julia Levy [New York Sun, 29/7/02], a seção atrai 13 mil visitantes por dia.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), pediu ao governo da Venezuela proteção para o jornal El Universal e, em especial, para sua editora Alicia La Rotta, agredida por um militar quando cobria passeata contra o presidente Hugo Chávez. Em carta de 23/7, o secretário-geral da entidade, Ariel Dulitzky, exigiu a proteção "do direito à vida, à integridade física e à liberdade de expressão" do diário de Caracas, que acusa o presidente de intimidar repórteres. Chávez acusa parte da imprensa de seu país de tentar desestabilizar seu governo. As informações são da AP [29/7/02], ferrenha crítica do presidente.