Friday, 23 de February de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1276

Professores voltam ao debate

V FÓRUM NACIONAL

De 28 a 30 de abril de 2002, a capital gaúcha sediará o V Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, em promoção conjunta das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM).

Com o tema "Ética no jornalismo, qualidade no ensino", o evento será aberto com conferência do professor Bernardo Kucinski, em 28 de abril. O painel "Ética no jornalismo, qualidade no ensino", previsto para o dia 29, será coordenado pela professora Marialva Barbosa, e terá como debatedores a jornalista e professora Renata Lo Prete, a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Beth Costa, e o jornalista e professor Ruy Carlos Ostermann.

O V Fórum Nacional de Professores de Jornalismo incluirá palestras, debates e trocas de experiências pedagógicas na busca de maior qualidade no ensino. Também estão previstas discussões e análises de diversas propostas curriculares, atividades de extensão, pesquisa na graduação e produção laboratorial. Para tanto, quatro Grupos de Trabalho estarão discutindo:

1. Projetos Pedagógicos, coordenado pelo professor Victor Gentilli. Vai debater as diretrizes para um ensino qualificado e os projetos pedagógicos das instituições;

2. Atividades de extensão, coordenado pela professora Sandra de Freitas. Vai discutir os projetos de extensão dos cursos de Jornalismo e as experiências de intervenção nas comunidades;

3. Pesquisa na graduação, sob a coordenação do professor Gerson Martins (gmartins@ucdb.br). Vai debater a produção de monografias de Jornalismo, os projetos de iniciação científica e a reflexão teórica derivada da pesquisa;

4. Produção laboratorial, cujo coordenador é a professora Carmen Pereira. Será o local de apresentação dos produtos laboratoriais em todas as áreas: impresso, rádio, TV e internet.

A comissão organizadora local do V Fórum Nacional de Jornalismo, sob a coordenação dos professores Sandra de Deus (UFRGS) e Paulo Roberto Araujo (UFSM), está prevendo a constituição dos GTs com a participação de professores que desejarem trocar experiências. Para isso, até o dia 10 de março os docentes interessados devem enviar, ao coordenador do GT escolhido, um resumo de até 15 linhas. Não será necessário preparar um texto, basta o resumo. É por meio dos resumos que os coordenadores farão a organização dos grupos. Foi definido também que os coordenadores têm até 20 de março para divulgar a relação dos trabalhos aceitos, para que os participantes tenham tempo de solicitar apoio em suas instituições. A página do Fórum (ver remissão abaixo) já disponibiliza a ficha de inscrição.

Programa do Fórum

28/4

16h às 18h – Credenciamento

Local: FABICO, Rua Ramiro Barcelos, 2.705

19h ? Solenidade de abertura, com homenagem aos 50 anos do Curso de Jornalismo da UFRGS

19h30 – Conferência de abertura pelo professor Bernardo Kucinski

29/4

9h – Painel "Ética no jornalismo, qualidade no ensino"

Mediadora: professora Marialva Barbosa

Painelistas: Renata Lo Prete, Ruy Carlos Ostermann, Beth Costa

11h – Debates

12h às 14h ? Intervalo para almoço

14h – Abertura da exposição de escultura sobre tela do professor Rudimar Baldissera. Local: Sala de exposição da FABICO

14h30 às 16h – Grupos de trabalho

Local: FABICO

16h30 às 18h30 – Continuação dos grupos de trabalho.

18h30 – Reunião Rede Alfredo de Carvalho

Local: FABICO

19h ? Lançamento de livros e sessão de autógrafos de professores

30/4

9h às 10h30 – Grupos de trabalho

11h às 12h30 – Grupos de trabalho

12h30 às 14h ? Intervalo para almoço

14h às 16h 30 – Relato dos grupos

17h – Plenária final

21h – Festa de encerramento

Coordenadores de GT: Victor Gentilli [vgentilli@uol.com.br]; Sandra de Freitas [sandrabh@uol.com.br]; Gerson Martins [gmartins@ucdb.br]; Carmen Pereira [rbastos@uol.com.br].

Página do V Fórum <www.professoresjornalismo.jor.br>