Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Repórter em apuros

ZIMBÁBUE

Precious Shumba, repórter negro do Daily News, jornal oposicionista do Zimbábue, foi salvo de linchamento por uma família branca que estava sendo expulsa da fazenda em que vivia há 27 anos. No começo de agosto, o presidente Robert Mugabe ordenou que todos fazendeiros brancos do país deixassem suas propriedades para que fossem ocupadas por negros. A Corte Suprema considerou a decisão ilegal, o que fez com que 1.500 se recusassem a cumpri-la. Mugabe, ignorando a Justiça, disse que eles pagariam o preço por desobedecer e que deveriam mudar de idéia enquanto podem.

Shumba chegou à casa da família Hinde quando os chamados “veteranos de guerra” ? correligionários do Zanu-PF, partido de Mugabe ? a estava desalojando. “Vi entre cem e 200 pessoas no quintal. Pensaram que eu fosse do escritório superior do governo e me cumprimentaram como se fosse do Zanu-PF. Susan Hinde me perguntou se eu era do Daily News, deixou que entrasse na casa e trancou a porta”. Quando os jovens militantes do partido souberam quem era o repórter, ameaçaram matá-lo e exigiram que fosse entregue para ser levado ao comitê central dos veteranos de guerra. Do contrário, incendiariam a casa, onde também já estava escondida a fotógrafa do Daily Telegraph, Peta Thornycroft, cuja câmera havia sido tomada quando tentava registrar a confusão. “Os Hinde ligaram para a polícia e falaram com o policial encarregado. Ele deu várias desculpas, entre elas a de que não tinha carro. Uns vizinhos souberam de nosso apuro e foram com um carro até os policiais para trazê-los, mas eles não vieram”. Instantes depois apareceu o motorista de Peta, que apanhou da juventude Zanu, mas trouxe três líderes dos veteranos. Após negociação, eles aceitaram proteger Shumba para que pudesse fugir no veículo. Algumas horas depois, os Hinde deixaram a propriedade.

Há dois anos chegaram ali os primeiros veteranos de guerra, exigindo que a família fosse embora. Acabaram ficando todos nas terras, os brancos cultivando tabaco e os negros bens alimentícios. Com a ordem de evacuação de Mugabe, os Hinde acabaram sendo definitivamente expulsos, reporta Chris McGreal, do Guardian [16/8/02].