Tuesday, 07 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Show do milhão sérvio

TELETIPO

Após anos de guerra, a população da Sérvia já tem com que se divertir: a primeira emissora privada do país, a BK, lançou seu Show do milhão. Segundo o proprietário, Bogoljub Karic, o programa ? que, como o brasileiro, é baseado no americano Who wants to be a millionaire ? chega com a paz, a democracia e a crescente prosperidade. A Reuters [8/5/02] conta que o prêmio do programa é de três milhões de dinares (cerca de R$ 115 mil), o suficiente para comprar um apartamento em Belgrado. Pode parecer pouco, comparado ao milhão de reais que Sílvio Santos oferece aqui, mas, num país em reconstrução, é suficiente para que milhares de pessoas se inscrevam.

O americano Arthur Miller, que escreveu, entre muitas outras obras, A morte do caixeiro viajante, venceu a edição 2002 do Prêmio Príncipe de Astúrias, na Espanha. Segundo a Reuters [13/5/02], a escolha foi uma surpresa, pois geralmente ganham escritores espanhóis ou latino-americanos. Miller vai embolsar US$ 45.500. Na Irlanda, Michel Houellebecq ganhou o Impac Dublin Literary Award 2002, por seu livro Partículas elementares, informa a AP [9/5/02]. O valor de 100 mil euros que receberá o escritor francês é um dos mais altos concedidos no mundo.

O Comitê Judeu Americano lançou estudo mostrando que o conteúdo anti-semita está crescendo na imprensa muçulmana. Melissa Radler [The Jerusalem Post, 10/5/02] diz que o estudo inclui charges de jornais mostrando o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, comendo crianças palestinas, e analisa a relutância da mídia ocidental em relatar o preconceito contra Israel nos veículos muçulmanos.