Saturday, 22 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

Sopinha de números

Imprima esta p?gina    

EFEITO TANGO

Luiz Egypto

Está mala la cosa. A crise na Argentina reverbera no Brasil, compromete a estabilidade do Mercosul e tende a aproximar o país vizinho da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), arena hegemônica dos interesses econômicos dos Estados Unidos. É a tal integração de mercados e dos sistemas produtivos proporcionada pela globalização.

A ascensão de Domingo Cavallo às altas funções de salvador da pátria argentina deixou inquietos empresários brasileiros de vários ramos de atividade, especialmente os fabricantes de bens de capital reunidos em torno da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). O presidente da entidade, Luiz Carlos Delben Leite, tem sido fonte constante da mídia desde quando conhecida a decisão argentina de reduzir a zero as alíquotas de importação de máquinas e equipamentos ? antes de 14% para os países não pertencentes ao Mercosul. Isto, na prática, significa que os fabricantes brasileiros do setor terão de competir, no mercado argentino, em condições idênticas às dos demais produtores mundiais. Concorrência pau-a-pau.

Ok. Mas que tamanho tem esse mercado? No título principal de capa do sábado [24/3/01], a Folha de S.Paulo cravou: "Brasil cede para ajudar a Argentina". No quarto parágrafo do texto da chamada da primeira página, está dito: "A Abimaq (associação da indústria de máquinas) protestou, argumentando que o apoio à Argentina não pode prejudicar a indústria brasileira. Em 2000, o setor exportou US$ 1,6 bilhão aos argentinos".

No caderno Dinheiro da mesma edição, o presidente da Abimaq confirmou à Folha: "Temos que apoiar a Argentina. Mas isso não pode ser feito prejudicando as nossas indústrias" (pág. B 3). E no parágrafo seguinte à afirmação, na matéria de 40 cm de coluna, o seguinte complemento: "Ele [Luiz Carlos Delben Leite] representa um setor que exporta US$ 800 milhões por ano para a Argentina. O país responde por 20% das exportações de máquinas e equipamentos brasileiros".

Ué? Entre a capa do jornal e a terceira página do caderno Dinheiro caiu pela metade o valor das exportações brasileiras de bens de capital para a Argentina??

Editores não lêem o que vai publicar o jornal que ajudam a editar.

Volta ao índice

Circo da Notícia ? proximo texto

Circo da Notícia ? texto anterior


Mande-nos seu comentário