Monday, 06 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Sítios sem anúncio

FORA, BANNERS

Aos inimigos de banners e pop-ups, uma novidade: é possível não ver os anúncios da internet. Softwares que impedem os anúncios de aparecerem na tela já existem há algum tempo mas, segundo Bernard Stamler [The New York Times, 13/6/01], só agora começaram a despontar no mercado. Os programas, como Junkbusters, AdSubtract, WebWasher e Guidescope, examinam uma página da rede e eliminam os anúncios antes de mandá-la ao navegador do usuário, deixando espaços em branco nos locais em que as propagandas apareceriam.

O Junkbusters, por exemplo, existe desde 1994, mas só agora prospera. Para Jim Nail, analista de marketing online da Forrester Research, de Cambridge, Massachussets (EUA), apesar do incômodo os consumidores se acostumaram à chuva de anúncios da web. E os usuários resistem a fazer download, mesmo quando os programas são gratuitos. Mas por que o aumento da procura pelos bloqueadores de anúncio agora?

Em 2000, anunciantes passaram a questionar a efetividade de sua propaganda via internet, especialmente os banners. Muitos começaram a pagar menos por eles ou simplesmente aboliram seu uso. A salvação foi partir para métodos ainda mais invasivos, como pop-ups e anúncios que aparecem entre páginas durante a navegação, muito mais difíceis de se ignorar.

O resultado desse crescente incômodo, no entanto, não parece estar preocupando os anunciantes. Para eles, a maioria das pessoas não removerá os anúncios. E, dizem, se for necessário desenvolverão tecnologia para detectar os tais programas. A tendência, acredita John Bohan, presidente da L90, será tentar cada vez mais direcionar a propaganda para públicos determinados.

    
    
                     

Mande-nos seu comentário