Sunday, 19 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Um olhar no passado, um passo para o futuro

– retrata um momento de reflexão. Os debates terão como objetivo ver o exercício do jornalismo tal como ele é praticado hoje e como será desempenhado no futuro, seus desafios e suas perspectivas. A programação do evento prevê, para cada dia de trabalho, uma sessão plenária voltada para todo o público e, no outro turno, mesas redondas e oficinas. Os inscritos poderão apresentar trabalhos nas mesas-redondas da programação.

As sessões plenárias vão abordar os eixos temáticos do Congresso, que são os seguintes: “A ética e a crítica da mídia”; “As novas tecnologias e a comunicação do futuro”; “O humanismo, a cidadania e o jornalismo”. As mesas-redondas e oficinas abordarão temas conexos às conferências. Haverá ainda, uma programação paralela com eventos promovidos por entidades sensíveis aos propósitos do 5º CIJLP. As atividades são dirigidas aos delegados das entidades promotoras, prevendo momentos de integração com a programação principal do evento.

O evento está sendo promovido e organizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco; Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj); Observatórios da Imprensa do Brasil e de Portugal; Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade de Campinas (Labjor) e pelo Instituto Universidade-Empresa (Uniemp). Tem ainda o apoio de todas as entidades jornalísticas, profissionais e empresariais do Brasil e Portugal, como Associação Nacional de Jornais (ANJ); Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER); Associação da Imprensa Diária de Portugal (AID) e Associação da Imprensa Não-Diária de Portugal (AIND).

São aguardados cerca de mil participantes, distribuídos na proporção estimada de 60% de brasileiros e 40% de portugueses e africanos. As inscrições poderão ser feitas on line no site do Congresso <www.cjlp.com.br>. Paralelamente ao Congresso haverá três outros eventos: o II Congresso da Imprensa de Portugal, promovido pela AID e AIND; o 1º Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa, promovido pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais, ABIO, e a pré-conferência “Reforma Agrária, Mídia e Sociedade: 500 anos de olhar sobre a terra”, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e destinado a jornalistas e entidades ligadas às questões fundiárias.