Monday, 16 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1305

Yahoo! sem propaganda

TELETIPO

Com slogan semelhante a "O Yahoo está frito", o grupo Bulldog Holdings, que recentemente salvou o sítio Excite do desaparecimento comprando-o por US$ 10 milhões, lançou o mecanismo de busca MyWay.com na tentativa de roubar internautas insatisfeitos com as mudanças que o Yahoo teve de implementar para tentar escapar da crise, com a cobrança de assinatura para certos recursos. MyWay não tem propaganda, o que faz com que, teoricamente, carregue mais rápido que os concorrentes. O portal, cujo sistema é alimentado pelo Google, ganha dinheiro vendendo aos patrocinadores uma posição privilegiada na resposta das buscas. A Bulldog Holdings, como reporta Michael Liedtke [AP, 12/11/02], é proprietária do sítio de jogos iWon, que está entre os 25 sítios mais visitados da internet.

Coalizão americana de organismos reguladores liderada pela Comissão Federal de Comércio (FTC, sigla em inglês) anunciou que está combatendo a ação de spammers ? indivíduos que enviam mensagens eletrônicas comerciais sem solicitação do destinatário ? e scammers ? indivíduos que distribuem mensagens comerciais com propostas ilegais, como as das chamadas "pirâmides" ? na internet. Foram encaminhadas mais de 30 ações de execução legal e enviadas mensagens de advertência a mais de cem spammers. Além disso, foi publicado um estudo que mostra, entre outras coisas, que endereços de e-mail que aparecem em sítios de bate-papo estão altamente propensos a receber spam. As informações são da CNET News [13/11/02].

No dia 15/11/02, o queniano East African Standard ? um dos jornais mais antigos da África que nunca interromperam sua publicação ? completou cem anos. Ele foi fundado pelo comerciante A.M. Jeevanjee, natural da cidade de Karachi (atual Paquistão) logo após a inauguração da linha férrea que liga o porto de Mombasa, no Oceano Índico, ao Lago Vitória, nascente do Rio Nilo. Em 1905 foi vendido a dois investidores britânicos que o transferiram de Mombasa à atual capital do Quênia, Nairóbi. Depois de passar por novas mudanças de dono, finalmente chegou ao controle do Standard Newspapers Group Limited, que também detém o controle da segunda maior emissora de TV país, principal concorrente da rede estatal de televisão. As informações são da AP [15/11/02].