Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Anunciada a nova gestão do Projor

(Foto: Arquivo Pessoal)

O jornalista Sérgio Lüdtke vai presidir o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo nos próximos dois anos

O Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo anuncia nesta terça-feira, 16, a nova gestão que deverá comandar a instituição nos próximos dois anos. O novo presidente é o jornalista Sérgio Lüdtke. Ele substituirá a Francisco Rolfsen Belda, que ocupará a Diretoria Operacional na nova gestão. Simone Pallone permanecerá no cargo de Diretora Editorial e Marco Chiaretti continuará à frente do Observatório da Imprensa.

Sérgio Lüdtke é jornalista e consultor independente, editor-chefe do Projeto Comprova, coordenador da área de cursos da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e coordenador do grupo de pesquisadores do Atlas da Notícia. Belda é jornalista, professor na Universidade Estadual Paulista -Unesp e colíder do The Trust Project no Brasil. Simone Pallone é também jornalista e professora no Labjor da Unicamp, onde coordena o podcast Oxigênio.

Criado pelo jornalista Alberto Dines em parceria com o Labjor da Unicamp, em abril de 2002, para gerir o Observatório de Imprensa e expandir sua missão, através do desenvolvimento do jornalismo, o Projor é uma entidade civil sem fins lucrativos não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária que se ocupa também das questões ligadas à imprensa local. Com o mesmo espírito fundador de Dines, ao longo da última década o Projor atua com um conjunto diverso e experiente de profissionais que desdobram a ideia original em projetos com dois grandes objetivos: realizar a crítica permanente do jornalismo e oferecer meios para o fortalecimento do jornalismo local.

Entre os projetos realizados pelo Projor estão o Atlas da Notícia, o censo anual que mapeia a presença do jornalismo local e os desertos de notícias no Brasil, o Observatório da Imprensa, único veículo jornalístico independente dedicado à crítica da mídia brasileira, e o projeto Grande Pequena Imprensa, iniciativa pioneira no país que visa fortalecer o jornalismo regional e local em meio à revolução digital.

A gestão comandada por Francisco Belda (presidente) e Angela Pimenta (Diretora Operacional) focou no equilíbrio fiscal e financeiro e no planejamento estratégico do instituto.

Nominata da nova diretoria do Projor

Presidente: Sérgio Lüdtke

Diretor Operacional: Francisco Rolfsen Belda

Diretora Editorial: Simone Pallone

Conselho fiscal: Angela Pimenta, Adriana Garcia e Pedro Varoni de Carvalho

Observatório de Imprensa: Marco Chiaretti