Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

A marca e os comentários nas redes sociais

A Social TV é um fenômeno que está acontecendo diante dos nossos olhos. A cada semana uma nova ação é lançada, métricas são estabelecidas e o público vai adotando a segunda tela como item obrigatório na hora de ver TV. Comentar um episódio em tempo real podendo dividir experiências e informações com quem quer que seja – algo típico do ecossistema de conectividade que estamos vivendo. A TV se adaptou ao novo espectador e vice-versa, num encontro nunca antes visto. Por isso, aos poucos os canais vão firmando ações e formas de como engajar o publico.

The Walking Deadconseguiu não só gerar um alto número de comentários em todos os oito episódios da terceira temporada – até agora –, como uniu seus zumbis e a marca KFC em umas das mais controversas ações da TV americana em 2012. Durante a exibição de When the Dead Come Knocking a marca conseguiu aumentar seu buzzem 416% com apenas um comercial de 30 segundos. Agora você se pergunta: mas o que essa propaganda tinha de tão especial? Nada! Era apenas uma vinheta inofensiva da marca de frangos fritos. Porém, o diferencial foi o momento que a empresa decidiu passar o comercial.

Tudo começa com Rick e seu grupo entrando em uma cabana – aparentemente abandonada – para fugir de um grupo de walkers. Mas como em The Walking Deadtem sempre um elemento surpresa para assustar os espectadores, os personagens encontram um senhor vivendo dentro do casebre. Entre discussões e ameaças, a “lei do apocalipse” fala mais alto e o morador vira isca de zumbi para os outros saírem ilesos dali. Para manter o cliffhanger,a AMC faz uma pausa para os comerciais e eis que temos depois de um baquete de tripas, estômago, fígado e afins, a propaganda do balde de frangos fritos KFC.

A terceira empresa alimentícia mais comentada

Imediatamente os internautas começaram a postar coisas como: “Depois do caipira ser devorado, nada melhor que frango! LOL”, “Irônico um comercial do KFC depois de uma cena dessas.” Em meio a espectadores com nojo e outros achando engraçada toda aquela “coincidência”, a noite de 25 de novembro The Walking Deadgerou 328,614 mil comentários no Twitter. Marca essa que só foi superada durante a exibição do fall finale.

Na indústria televisiva é difícil afirmar se o comercial foi inserido depois da cena propositalmente, mas surge a dúvida: até onde uma marca pode ir para gerar comentários nas redes sociais?! Contudo, entre piadas, memes, e muito buzz, depois da ação a KFC se tornou a terceira empresa alimentícia mais comentada do Twitter.

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[Daiana Sigiliano é jornalista]