Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

A reinvenção da TV será tweetada

Desde o início dos anos 2000, uma máxima vem sendo repetida inúmeras vezes: a TV está com os dias contados! Cada novidade vinda da web era automaticamente tachada como mais um golpe mortal contra a passiva e ultrapassada televisão. Porém, entre tantas certezas e delírios utópicos trazidos pela revolução cibernética, a famosa “caixa de sonhos” continua firme. A temida ameaça vinda das redes vem transformando a televisão em um meio híbrido capaz de unir múltiplas telas e satisfazer espectadores imersivos.

Durante a 86ª edição do Oscar, realizada último domingo (2/03), a mestre de cerimônias Ellen DeGeneres propôs um desafio aos espectadores: atingir a marca do tweet mais compartilhado da história. Para realizar tal feito a apresentadora usou de uma clássica linguagem das redes sociais: o selfie. Ao lado de Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Badley Cooper, Julia Roberts, Kevin Spacey, Jared Leto, Brad Pitt, Angelina Jolie e de Lupina Nyong’o, Ellen fotogravou que se tornaria o mais novo marco da Social TV.

Nova era

Em apenas 40 minutos o tweet recebeu mais de um milhão de RT’s, tirando o posto de Barack Obama – com 778.329 em 2012. O post viralizou de uma forma tão rápida que acabou causando um bug no perfil da apresentadora, que ficou impossibilitada de ganhar novos seguidores. Além de tornar a premiação mais coerente ao atual ecossistema de conectividade, o product placement da Samsung aponta alguns caminhos sobre a reinvenção da TV.

Ao apostar na Social TV, o Oscar reforça a migração dos comentários sobre a programação, que antes eram restritos a sala de estar, para o Twitter. Outro ponto é a demonstração da força da TV, o tweet mais compartilhado da história partiu da plataforma que para muitos as vascas da ‘morte’. E o engajamento do espectador, que invés de apenas assistir ao Oscar, foi convidado a fazer parte de algo histórico. Entre selfies, memes e GIFs, a 86ª edição Oscar consagrou não só 12 Anos de Escravidão e Gravidade, mas a nova Era da TV.

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Daiana Sigiliano é jornalista