Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Mara Gama

‘A home page do UOL dá chamada nesta noite de sexta, 27, para um post do blog Circuito Integrado:

A chamada da home page do UOL: ‘Fotos mostram que idosos também divertem-se jogando Wii’. Mas não é isso que o blog traz.

Ao clicar, o leitor encontra o seguinte:

Título – ‘Veja fotos de idosos jogando Wii’

Chapéu – ‘Diversão’

Texto – ‘Pensa que jogar Wii é passatempo apenas para gente novinha? A galeria abaixo mostra que não!’

Link: ‘10 funniest photos of Old People Playing Nintendo Wii ‘(As 10 mais divertidas fotos de pessoas idosas jogando Nintendo Wii).

E seguem fotos com imagens das pessoas idosas jogando o jogo. Uma das fotos visivelmente distorcida, para caber na largura do blog.

A diversão não é a dos idosos fotografados, como fez crer a chamada da home page do UOL.

A diversão é ver os idosos jogando.

Peter Pan passou por aqui e achou estranho e risível que eles – os outros, aqueles estranhos que envelheceram- consigam jogar o Wii.

Incrível, não?

***

Título sobre reunião de Lula com Embraer enviesa leitura (26/2/09)

A home do UOL exibiu a seguinte manchete na noite da quarta, 25.

‘Lula não pede à Embraer revisão do corte de 4 mil empregos’.

A formulação é inusual no UOL. Talvez por isso tenha chamado tanto a atenção. E o título na negativa remete imediatamente à idéia de que havia espectativa diversa. Não encontrei no UOL registro sobre esta espectativa. Na página interna, o texto, publicado as 18h32, tinha título mais preciso: ‘Lula quer apoio da Embraer a demitidos, mas não pede revisão dos cortes’.

No corpo do texto, o relato da reunião:

‘O presidente Lula se reuniu hoje com o presidente da Embraer, Frederico Curado, para discutir a demissão de mais de 4.000 funcionários anunciada pela empresa na semana passada.

Segundo o Ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, o presidente fez um apelo para a empresa fazer o possível para melhorar a situação dos empregados demitidos. Lula, porém, não pediu para a empresa rever as demissões. ‘O presidente não pediu porque entendeu perfeitamente [a explicação de Curado]’, disse o ministro.’.

Se Lula houvesse prometido pedir pela suspensão das demissões, o título e a reportagem deveriam informar precisamente isto e evidenciar que o presidente não cumpriu o que prometera. Não é o caso. E o texto nem cita o histórico e não sustenta, portanto, o título que aponta a falta de um pedido.

O UOL mesmo noticiou que o presidente se reuniria na tarde de ontem, no Palácio do Planalto, com dirigentes da Embraer. ‘Ele quer que a empresa, fabricante de aviões, explique por que demitiu recentemente cerca de 4,2 mil funcionários, o equivalente a 20% do quadro de pessoal. Na semana passada, em reunião com ministros da área social, o presidente reclamou das dispensas’, diz o texto.

A Folha Online trazia a mesma notícia, com enfoque diverso:

‘Após reunião com Lula, Embraer descarta reverter demissões’.

E texto: ‘O presidente da Embraer, Frederico Curado, descartou nesta quarta-feira reverter as mais de 4 mil demissões anunciadas pela empresa na semana passada. Curado se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com ministros. Na reunião, a empresa apresentou números mostrando que houve uma redução de 30% nas encomendas de aviões e que a demanda só deverá voltar ao patamar pré-crise em dois a três anos. Ele disse ainda que só depois que as encomendas se normalizarem a empresa poderá voltar a contratar.’

***

Carnaval – layout e navegação (25/2/09)

Há ainda muito o que melhorar na cobertura e na exibição do material de Carnaval no UOL.

O site especial Carnaval 2009 merecia um projeto gráfico mais moderno, amigável e racional.

Na página de abertura do especial, o conteúdo exclusivo sobre o tema está apertado pela barra de navegação de UOL Entretenimento, o cabeçalho largo no topo da página e pela navegação vertical do shopping, à direita.

O resultado não tem harmonia. É poluído, mistura muitos recursos de navegação e tem o potencial de dispersar e confundir o internauta que não esteja completamente familiarizado.

Comparado aos sites especiais de outros portais, o do UOL tem mais textos, chamadas, caixas, linhas. Os portais concorrentes todos estão com páginas mais arejadas, com abuso de letras grandes e fotos.

Como o Carnaval é chance de atrair público mais amplo, valeria a pena usar a oportunidade para fazer um belo projeto. O UOL está devendo páginas mais agradáveis e fáceis de ler.

E nos álbuns de fotos, a sequência de abas, cores e títulos dá um resultado confuso.

Uma possível navegação por trilha seria:

UOL Entretenimento > Carnaval 2009 > Rio de Janeiro > Fotos > Escola > Álbum específico

O site coloca os elementos gráficos na seguinte ordem:

* nome da estação: UOL Entretenimento

* navegação do especial: Todas as cidades / Rio de Janeiro/ São Paulo/ Salvador/ Recife- Olinda

* nome do especial: Carnaval 2009 + navegação por tipo de material: navegue por notícias, fotos/ vídeos/ escolas d de samba

* título do álbum de fotos: Mangueira…..

* nomes de todas as escolas de samba da cidade escolhida (Rio)

* miniaturas das fotos do álbum da Mangueira.

A navegação faz uma safona – vai do geral para o particular, volta para o geral e volta depois ao particular.

Um cuidado para deixar a árvore explícita facilitaria a experiência do usuário.

Minimizar o espaço dado à navegação do site para ter álbuns com fotos pegando a página inteira também seria um avanço grande, pelo menos para alguns temas especiais.

Foto boa é o que não falta!

Carnaval no Uol

O UOL esquentou a cobertura do Carnaval este ano. A comparação com a cobertura de 2008 é positiva.

A começar, pelo modelo da home Page do portal com espaço mais generoso para imagens, que valorizava as boas fotos.

A primeira página também trouxe um bloco maior de notícias sobre a festa.

A cobertura foi também mais ampla e variada este ano.

Em vídeo, o UOL teve transmissão ao vivo da passagem dos trios no circuito Barra-Ondina, em Salvador. O esforço de reportagem foi bem-sucedido e deu temperatura ao portal.

Também de Salvador foram feitas reportagens pela equipe da TV UOL e pela Band.

Do Marco Zero, de Recife, a cobertura também foi mais extensa que a de 2008. Clipes de shows e apresentações, além de reportagens nos blocos, foram produzidos pelo JC Online e pela Band.

Na TV UOL estão mais de 120 vídeos on demand.

Em fotos, além das quatro capitais – Rio, São Paulo, Recife e Salvador- havia álbuns de cidades históricas de Minas Gerais (Ouro Preto, São João del Rei, Mariana e Tiradentes) e da cidade de Parati (RJ), num total de 197 álbuns, com 3.847 fotos.

Na cobertura do desfile das escolas do Rio e de São Paulo, a qualidade das fotos melhorou sensivelmente.

Houve mais agilidade na transmissão – feita pelas agências e repórteres fotográficos contratados – e no tratamento e na publicação das imagens. Os álbuns ficaram mais bem-acabados e agradáveis de ver.

Na terça, 24, e hoje, quarta, 25, a transmissão ao vivo da apuração do concurso das escolas de samba foi eficaz e o resultado foi para a home page do portal com rapidez.

Durante toda a apuração, o intervalo de tempo da chegada do sinal de TV nos sites que reproduziram a transmissão feita pela TV aberta foi maior que o tempo de inserção dos dados e exibição no UOL.

Na página do UOL havia um refresh de 30 segundos, no início das apurações, tendo sido diminuído posteriormente para 20 segundos.

A leitura do placar foi também simplificada, em relação ao desenho de 2008.

O grande painel que exibia a contagem ponto a ponto de cada quesito e cada nota de jurado foi acompanhado por um ranking simplificado na lateral direita, que se movia junto com o scroll da página.

Hoje, na disputa das escolas de samba do Rio, a home Page do UOL usou uma forma mais atraente de chamar para o placar de apuração, dando informação sobre a evolução dos votos.

***

Oscar no Uol (23/2/09)

Acompanhei com um olho na TV e outro no UOL a cobertura do Oscar. Considero que o UOL se saiu bem.

Gols: Rapidez na publicação dos prêmios, ótima visualização dos resultados, numa página com diagramação arejada, links para textos, trailers e fotos e blog de Ana Maria Bahiana acompanhando passo a passo a cerimônia.

Bola fora: Tripona de frases da blogueira num mesmo post não proporciona conforto de leitura. Quem estava tentando acompanhar tinha que dar scroll do post toda hora para chegar aos comentários mais recentes.’