Tuesday, 18 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Mara Gama

‘Foto boa para comentar e compartilhar em redes sociais neste 1º de abril.

Mas o sistema do UOL ainda não permite que todos os álbuns do portal sejam compartilhados adequadamente.

Se tentar compartilhar esta imagem no Facebook, por exemplo, aparecerá o link, com um texto genérico sobre o conteúdo de notícias e sem imagens.

‘Dia da Mentira pelo mundo – Álbum de Fotos – UOL Notícias http://noticias.uol.com.br/album/100401m… Acompanhe as últimas notícias do Brasil e do mundo nas áreas de política, economia, cotidiano, saúde, ciência, ambiente, educação e outras áreas, em textos, fotos, áudios, vídeos e reportagens especiais com recursos multimídia, com atualização constante e espaço para comentários do público.’

Segundo a Redação, o compartilhamento dos álbuns com a inserção de imagens já está plenamente implantado na nova estação Casa e Imóveis e está sendo ampliado para as demais estações. Um exemplo de álbum recente:

E o texto que aparece no Facebook:

Conheça a obra do SANAA, ganhador do Pritzker 2010 – Álbum de Fotos – UOL Casa e Imóveis http://casaeimoveis.uol.com.br/album/san…

***

Espaço para opiniões (31/3/10)

Ótima a iniciativa de criar um ambiente de debate com artigos de quatro políticos sobre os royalties do petróleo brasileiro.

Os deputados federais Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Marcelo Castro (PMDB-PI), autores da emenda aprovada na Câmara sobre o tema, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) e o atual prefeito (PMDB) Eduardo Paes defendem seus pontos de vista em página publicada nesta quarta, 31 de março.

Mas acho que a boa iniciativa editorial poderia ser explicitada e contextualizada para o leitor. Seria interessante um pequeno texto que apresentasse o debate aos internautas, atualizando quais os próximos passos e informando o motivo de terem sido escolhidos estes debatedores para o tema.

Bacalhau

Muito bem pautado e executado o vídeo que ensina a fazer um prato de bacalhau por R$ 150 e que serve de oito a dez pessoas.

Simpático e bem editado, o vídeo informa e é um bom serviço, com a receita publicada em texto na área inferior da janela de vídeo.

Talvez alguns internautas, como eu, sintam falta do crédito da música.

Pesquisa sobre saúde da mulher

Segundo leio na reportagem de Ciência e Saúde publicada hoje sobre os dados do Pnad, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda a mamografia – exame preventivo do câncer de mama – para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Portanto, pelo menos segundo os dados que a própria reportagem apresenta, não há exatamente problema de saúde pública se mais da metade das mulheres acima de 25 anos nunca fez o exame, como diz o título da reportagem: ‘Quase metade das brasileiras com 25 anos ou mais nunca fez mamografia’.

Existe um problema sim no fato de que 28,9% das mulheres brasileiras na faixa etária na qual o exame é indicado nunca realizaram o exame. E, segundo a reportagem, na região Norte do país, na população da faixa considerada alvo do exame pelo Ministério da Saúde, 50% das mulheres nunca fizeram o exame. Outra informação relevante que a pesquisa mostra é que ‘o exame clínico das mamas, feito por médico ou profissional de saúde sem a necessidade de qualquer equipamento especial, ainda não é feito por todas as brasileiras.’

Estas três informações são muito mais relevantes e deveriam servir de titulo.

Errata

Diferentemente do que foi publicado pela ombudsman no dia 9 de dezembro de 2009, no post ‘Hexa’, a justiça comum decidiu a favor do Sport a respeito da disputa com o Flamengo pelo título de campeão brasileiro de 1987.

A informação foi corrigida no post original.

Agradeço ao leitor Marcio, que alertou para o erro.

***

Enquetes do Big Brother no Uol

Nesta noite de terça termina a décima edição do programa Big Brother Brasil, da rede Globo, que a área de entretenimento do UOL acompanha desde a primeira edição, em 2002.

O site especial do UOL sobre o tema tem página dedicada a cada concorrente, fotos, acompanhamento diário da versão aberta do programa, fóruns, reportagens e crítica.

A audiência das páginas dedicadas ao programa é muito alta. O UOL dá atalho para o site em sua home page.

Durante todo o desenrolar do programa, o site do UOL propõe pesquisas sobre os concorrentes e lança, a cada eliminação, uma enquete para que o público aposte em quem vai cair fora ou vencer.

Nesta última edição, foram 42 enquetes ao todo.

Na enquete sobre a final do programa, que está no ar agora, já são mais de 2 milhões de votos.

O público se manifesta bastante sobre o site. Pelos formulários de apontamento de erros, chegaram, nos meses de janeiro a março, 5785 mensagens só sobre este tema.

As enquetes são alvo de reclamação constante. Há os que se queixam de que é impossível votar mais de uma vez, outros não conseguem votar porque o mecanismo apresenta falhas.

E continua sendo alto o número de pessoas que acredita que há vinculação entre a enquete do UOL e o resultado do programa da Globo.

Na semana passada, recebi a seguinte mensagem do leitor Joir:

‘Estou indignado. Como pode três veículos de comunicação respeitados (cita o UOL e dois outros portais) darem pesquisa que Lia estava para sair e na hora quem saiu foi Anamara? Ninguém vai fazer nada? Por favor, vamos tomar providências.’

O histórico das enquetes do UOL parece reforçar esta confusão. Desde a primeira versão do programa, as enquetes do UOL ‘acertaram’ o resultado na imensa maioria das vezes.

Mas o UOL não tem relação direta com o do Big Brother Brasil e os votos no site do UOL não são contabilizados na votação do programa. Acho que acabam funcionando como uma pesquisa de boca-de-urna da votação oficial.

Ao navegar hoje pela enquete do BBB no UOL, percebi que falta explicitar dois pontos fundamentais:

– que só é possível votar uma vez

– que a enquete não tem valor científico e que expressa apenas a opinião do público do UOL.

E falta, claro resolver os problemas técnicos das enquetes.’