domingo, 16 de fevereiro de 2020 ISSN 1519-7670 - Ano 20 - nº 1074

O combate à desinformação a partir da experiência do Comprova está no terceiro episódio da websérie “Cartas na Mesa”

(Foto: Divulgação)


O Comprova, um consórcio de 24 veículos de comunicação, nasceu no processo eleitoral do ano passado para combater a desinformação e seu efeito perverso sobre as democracias. É uma iniciativa do First Draft. O projeto chegou este ano à segunda fase e buscou, de forma interativa, descobrir e investigar informações enganosas, inventadas ou deliberadamente falsas sobre políticas públicas do governo federal, compartilhadas nas redes sociais ou em aplicativos de mensagem.
O legado e o futuro do Comprova são temas do episódio desta semana da série de podcasts “Cartas na Mesa – Jornalismo em Foco”, uma parceria entre o Observatório da Imprensa e o curso de Jornalismo da ESPM. Os debatedores são Daniel Bramatti e Sérgio Ludtke.
Daniel Bramatti é o atual diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e editor do Estadão Dados. É formado em jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul e tem uma carreira de onze anos no grupo Estado, além de ter passado também pela Folha de S.Paulo. A Abraji lidera o projeto Comprova.
Sérgio Ludtke é jornalista e consultor. É atualmente editor do projeto Comprova e editor-chefe do First Draft News. Formado pela PUC do Rio Grande do Sul, concluiu o Master em Gestão de Empresas de Comunicação pela Universidade de Navarra, além de MBA em Marketing Digital pela FGV. Atuou no jornalismo corporativo e no mercado editorial. Trabalhou em conteúdo digital para o grupo RBS, a revista Época e o grupo Estado, dentre outros.
Ouça aqui, ou no Spotify, o terceiro episódio do “Cartas na Mesa – Jornalismo em foco”.