Sunday, 12 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Mãe-natureza lidera lista de especulações

A ‘Pessoa do Ano’ da revista Time só será revelada oficialmente daqui a um mês, mas descobrir quem será considerada a personificação do que houve de mais importante no mundo durante o ano, para o bem ou para o mal, tornou-se uma espécie de jogo nos EUA.


A tradição do título teve início em 1927, quando a revista falhou ao não colocar o piloto Charles Lindbergh na capa depois de sua travessia sem escalas pelo Oceano Atlântico. Para consertar a situação embaraçosa, os editores resolveram classificá-lo como o ‘Homem do Ano’ em uma edição no final daquele ano.


A Time não faz uma lista formal com os indicados; a seleção é feita pela equipe editorial. O mais interessante é que a Pessoa do Ano não necessariamente precisa ser uma pessoa. Em 1988, ela foi ‘A Terra em Perigo’; em 2003, ‘O Soldado Americano’. Este ano, lidera as listas de especulação a mãe natureza.


A escolha é justificada pelos gigantescos desastres naturais testemunhados em 2005. Entre o tsunami na Ásia no finzinho do ano passado, passando pelo furacão Katrina e pelo terremoto no Paquistão, a mãe natureza levanta questões sobre políticas presidenciais, corrida pelo óleo, infraestrutura e liderança, defende o âncora da rede de TV americana NBC Brian Williams, um dos debatedores no fórum sobre os possíveis candidatos.


Outras sugestões incluíram o general Russel Honore, que comandou as operações militares de socorro às vítimas do Katrina, a secretária de Estado americana Condoleezza Rice, o fundador da Microsoft Bill Gates, pelo dinheiro doado por ele para a ajuda ao combate à malária, o papa Bento 16 e J.K. Rowling, autora dos livros sobre o bruxinho Harry Potter.


A Pessoa do Ano nem sempre agrada aos leitores da Time. Algumas escolhas passadas foram bastante criticadas, como Adolf Hitler em 1938, Joseph Stalin em 1939 e 1942 e o aiatolá Khomeini em 1979.


Em 2004, a Pessoa do Ano foi o presidente George W. Bush. Informações de Ellen Wulfhorst [Reuters, 14/11/05].