Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Relembre as etapas anteriores do Atlas da Notícia

Em uma parceria entre o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, mantenedor do Observatório da Imprensa, e a agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, o Atlas da Notícia surgiu em 2017 com o propósito de mapear o universo de produtores de notícias do Brasil.

Na primeira etapa do projeto, foram identificados 5.354 veículos, entre jornais impressos e sites, em 1.125 cidades de 27 unidades federativas — o levantamento contou com a ajuda dos leitores, que enviaram informações sobre títulos em lugares diversos, como os estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Tocantins.

A primeira fase do Atlas da Notícia deu origem a diversos conteúdos, entre análises e informações:

— Um vídeo explica o projeto e fala de sua importância
O ponto de partida do mapa do jornalismo brasileiro no século 21
70 milhões de brasileiros vivem em deserto de notícias
Cinco possíveis saídas para o jornalismo local no Brasil
Jornais sem jornalismo, jornalismo sem jornais
Por que contar veículos jornalísticos?

Em julho de 2018, um novo relatório do Atlas apontou que 50 milhões de brasileiros vivem em deserto de rádio e TV locais e falou sobre o potencial de jornalismo local no país. No mês seguinte, Sérgio Spagnuolo, do Volt Data Lab, afirmou, em entrevista que é preciso aprofundar o conhecimento sobre jornalismo no Brasil.

A segunda fase do Atlas também contou com relatos e análises:

30% dos municípios brasileiros correm o risco de virar desertos de notícias
Norte: portais de notícias e blogs florescem como fonte de informação
Nordeste: jornalismo digital avança e supera o número de impressos
No Centro-Oeste, veículos digitais avançam, mas impressos resistem
Sudeste: região perde dezenas de jornais e revistas tradicionais
Rádios predominam entre os veículos jornalísticos na região Sul

Ainda na segunda etapa, por fim, as repórteres Elvira Lobato e Ana Terra Athayde percorreram diversas regiões do país para mostrar veículos de mídia local, dando origem a uma série de reportagens:

MARIANA (MG)

Uma imersão no jornalismo local em Mariana
Meios de comunicação de Mariana
Crise também castiga os sites de notícias de Mariana
A Sirene, o jornal dos atingidos
Jornais são empreendimentos familiares e não diferenciam notícias de releases
A mídia e as duas tragédias de Mariana
Reportagem em vídeo mostra como o jornalismo local reagiu ao desastre ambiental em Mariana
Vídeo: uma imersão no jornalismo de Mariana-MG

ARAPIRACA E PALMEIRA DOS ÍNDIOS (AL)

Veículos informativos em Alagoas
O jornal impresso sobrevive no agreste alagoano
Oops, a primeira TV do agreste alagoano
Radialista mais famoso já levou nove tiros
Prefeitos versus imprensa
Rádios aderem ao jornalismo online e lançam sites
Reportagem em vídeo mostra os bastidores da imprensa em Arapiraca
Vídeo: na próxima edição, o jornalismo local no interior de Alagoas

CIDADE OCIDENTAL (GO)

Um deserto de notícias nos arredores do centro do poder
Isso é Cidade Ocidental
Histórias que não foram contadas
Dois lados da mesma moeda
Sem imprensa local, moradores de Cidade Ocidental buscam se informar pelo WhatsApp e Facebook
O papel das redes sociais em um deserto de notícias

ALTAMIRA (PA)

Jornalismo local na cidade impactada pela construção de Belo Monte
O canal na internet de Bruce Whayne
A voz solitária do Xingu
Globo não tem telejornal local
Prefeito e oposição possuem TVs em Altamira
Emissoras focam em temas nacionais
Belo Monte despertou jornalismo crítico em Altamira
Reportagem em vídeo sobre o jornalismo em Altamira

INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Por dentro do jornalismo “hiperlocal” no Vale dos Sinos
Noticiário “hiperlocal” dá fôlego ao Grupo Sinos
Como é o noticiário “hiperlocal” do NH
A luta para manter o assinante do impresso
Professora prevê maior longevidade para jornais do interior