Thursday, 16 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Yahoo! perde na disputa entre portais

Universitários da Harvard Business School e do MIT foram convidados recentemente para simular uma ‘batalha’ entre os quatro grandes portais da internet – Yahoo!, Google, AOL (Time Warner) e MSN (Microsoft). O organizador, Fuld & Company, uma empresa de consultoria, dividiu os alunos em times, que começaram fazendo uma análise honesta da posição de cada empresa.

O apresentador do time do Yahoo! começou com a seguinte afirmação para o portal: ‘Eu não tenho de ser o melhor em tudo, eu só tenho de ser o suficiente para você’. Já o time do Google estava confiante de que o portal era o único inovador tecnológico. O time do MSN enfatizou o sistema operacional Windows, da Microsoft. O time do AOL afirmou que era uma sorte apenas ter sido convidado para a disputa. No final, o time do Google venceu – e ganhou 5 mil dólares – e o Yahoo! ficou em último lugar.

Na vida real, as boladas são bem mais caras, mas a análise básica pode estar correta. Na semana passada, o Yahoo! comprou por 1 bilhão de dólares uma participação de 40% no site de leilões chinês Alibaba.com, de olho no segundo maior mercado de internet do mundo – o que tornou o portfólio de produtos do Yahoo! ainda mais incoerente. O portal é primordialmente um sítio para consumidores, com serviços que vão desde ferramentas de busca e e-mails a notícias, música, fotos, jogos e chats em tempo real. Já o Alibaba tem se apresentado principalmente como um sítio de negócios.

O Yahoo! descreve-se como ‘o único lugar onde qualquer um precisa ir para achar qualquer coisa, comunicar com qualquer um, ou comprar qualquer coisa’, acrescentando que a empresa tem uma audiência on-line de mais de 342 milhões de usuários em 25 países. No mês passado, a empresa declarou um aumento de 51% nos rendimentos trimestrais e de mais de 70% nos lucros, comparado ao mesmo período do ano passado.

No entanto, no que se refere à excelência em produção, o Google parece ser o campeão na maior categoria – ferramenta de busca – com o aumento de 52% na utilização de seu serviço de busca no mês de junho por americanos, enquanto o Yahoo! apresentou uma queda de 25% – perdendo também em outras categorias, como música, blogs, fotos.

Crise de personalidade

O Yahoo! está tentando se diferenciar dos demais portais, começando pelas contratações. Ultimamente, o portal vem empregando profissionais da mídia tradicional. Já os funcionários do Google são gênios da informática. Enquanto o Yahoo! se vê como uma empresa de mídia, o Google se considera uma empresa de tecnologia. De acordo com John Battelle, autor de The Search, um livro sobre o Google e seus rivais que será publicado em setembro pela Portfolio Hardcover, o modelo de negócios do Yahoo! está em conflito ao utilizar planos das mídias tradicionais para a era das novas mídias, permitindo que os usuários, e não a grande mídia, gere conteúdo através de blogs, videoblogs, podcasts e hiperlinks. Com informações de The Economist (11/8/05)].