Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Edição: 1168

Baixaria nos comentários online impõe mediação jornalística

A temperatura da campanha eleitoral de 2022 lentamente começa a subir e tudo indica que vai chegar a limites críticos no primeiro semestre do ano que vem, obrigando o jornalismo a assumir também a posição de mediador na previsível polarização política nas redes sociais. Todos os grandes conglomerados jornalísticos do país, mais os blogs independentes […]

América Latina: para quem vai o lítio?

O lítio é um mineral sólido específico. É extremamente leve, o mais leve de todos os produtos químicos sólidos conhecidos. Embora leve, podem ser (e serão) pagos grandes valores por esse mineral. Ele permite que a eletricidade seja armazenada durante muito tempo. A invenção das baterias elétricas de lítio, em 1991, atendeu à demanda por […]

Noticiários diários da imprensa esqueceram as matérias “buraco de rua”

Para quem não é jornalista, vou explicar o assunto. Existiram, existem e existirão, por muitos anos, pessoas que acreditam ser possível resolver um problema particular se o denunciarem para um veículo noticioso, tornando-o público. A maioria das reclamações é contra a qualidade dos serviços públicos e privados. Mas tem de tudo um pouco. Uns acusam […]

A megalomania, vaidade e blasfêmia de André Mendonça

Logo depois da aprovação de André Mendonça para ministro do STF, comentamos ter sido um tanto irresponsável, por parte da maioria dos senadores, a escolha de um pastor evangélico, sem grande experiência jurídica, para fazer parte do grupo seleto dos juristas do STF, num atentado ao nosso Estado laico. Mais que um passo em falso, […]

Perdido em um mar de anúncios

Que estamos o tempo todo cercados de anúncios, todo mundo sabe. Nossos celulares nos “escutam” e os algoritmos estão constantemente trabalhando para trazer publicidade individualmente e cuidadosamente curada para cada um. Empresas de marketing digital estimam que um cidadão comum vê entre 4 e 10 mil anúncios por dia, e sabe-se lá como nossos cérebros […]

A imprensa e sua cobertura nem sempre acolhedora sobre migração

É urgente e global a necessidade de a imprensa reportar melhor sobre migração e refúgio. A problemática é ampla e concerne questões como nomenclatura, vieses preconceituosos e confirmação de estereótipos, infelizmente pelo jornalismo tradicional. São pequenos detalhes, às vezes inocentes informações, que, no âmbito do jornalismo de migração, têm potencial nocivo contra uma população já […]