Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 284

Pedindo matéria

Da coluna Mônica Bergamo, na Folha: ‘Deputados do PT têm se reunido com regularidade para discutir a distribuição de anúncios do governo na mídia regional. Eles querem que a Secom, do ministro Luiz Gushiken, só coloque publicidade nos jornais locais que falarem bem dos militantes do partido’.O que os produtores das editorias políticas da mídia […]

O repórter e as armadilhas da narrativa

A excessiva fragmentação no processo da produção da notícia em televisão leva, muitas vezes, a situações curiosas. Na reunião de pauta, pensa-se uma coisa. Na rua, o repórter puxa por um outro ângulo e escreve uma outra matéria – bem diferente da pensada naquela reunião – e a edição que nem sempre sabe o que […]

Carlos Chaparro

‘O XIS DA QUESTÃO – Nascido dos sonhos de um libertário (o mestre tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão), o Diário de Pernambuco, surgiu, contraditoriamente, como um jornal sem bandeira partidária. Depois, na maioridade, fez escolhas ideológicas de natureza acentuadamente liberal. Agora, em sede nova, olhando com ambições o futuro, tenta modernizar a identidade. Oxalá […]

Jotabê Medeiros

‘A promotoria de Justiça Cível de Fundações do Ministério Público indeferiu ontem a reforma nos estatutos da Fundação Padre Anchieta (gestora da TV Cultura), feita em maio. A reforma permitiu que a fundação abrigasse na TV Cultura um novo cargo assalariado, o do presidente do Conselho da Fundação, que foi dado a Jorge da Cunha […]

A internet em prol do terrorismo

A internet está ajudando terroristas a atingirem seu objetivo de espalhar pânico internacional com a divulgação de imagens de execuções. Essa é a opinião de especialistas ouvidos por Lynn Smith [Los Angeles Times, 30/6/04]. É impossível saber quantas pessoas viram as mortes dos americanos Nicholas Berg e Paul Johnson, e do coreano Kim Sun Il, […]

Mídia e entretenimento terão boa fase até 2008

A americana PricewaterhouseCoopers publicou estudo com previsões otimistas para a indústria mundial de mídia e entretenimento, incluindo 14 setores como internet, televisão, video-games e imprensa escrita. A projeção da consultoria é de que a indústria faturará globalmente US$ 1,67 trilhão em 2008, o que representaria crescimento anual de 6,3% a partir deste ano. Em 2003, […]