Por átomos e bytes, isto é, em publicações impressas e eletrônicas, a malhação da mídia americana se tornou um esporte de multidões. O seu aspecto perverso, como ficou claro nas críticas demolidoras ao New York Times no caso da repórter Judith Miller, consiste em passar a idéia de que a grande imprensa é sempre culpada […]
Edição: 354
Ao receber a notícia sobre a ressurreição de Jesus, Tomé deu uma de ‘delegado’: ‘Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma acreditarei.’ (Livro de João, capítulo 20). O procedimento desse […]
Queda na receita publicitária e aumento nos custos de produção são ingredientes certeiros para se preparar uma bela crise. Boa parte da imprensa americana, incluindo a New York Times Company, empresa proprietária do jornalão homônimo, encontra-se neste caminho no momento. A brusca queda dos lucros no terceiro trimestre de 2005 e o plano de eliminar […]
A propaganda de Greta Garbo, a atriz sueca que fez sucesso no cinema americano, era baseada em frases curtíssimas. Um exemplo: vinda do cinema mudo, quando fez seu primeiro filme sonoro o slogan era ‘Garbo fala’. Depois de muitos filmes românticos, fez uma comédia, Ninotchka. O slogan: ‘Garbo ri’. Dá para usar esse tipo de […]
O Brasil poderá bater um novo recorde na safra 2005-2006, com uma produção entre 121,5 milhões e 124,8 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas. Outro recorde, este já computado, foi o superávit primário do setor público entre janeiro e setembro deste ano – 86,5 bilhões de reais, ou 6,1% do Produto Interno Bruto. A […]
Chamo-me Luiz Victor Dantas Lomba e sou pai do Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom. Li a matéria publicada no dia 20 de setembro, escrita pelo professor Gilson Caroni Filho [ver remissão abaixo]. É mesmo verdade! A mídia diferencia classes, pois a mais abastada tende a comover-se com a tragédia próxima de si, infelizmente. […]
Fontes anônimas sempre foram um tema controverso e ganharam ainda mais espaço para debate depois do caso do vazamento da identidade da agente da CIA Valerie Plame, que levou ao recente indiciamento de I. Lewis Libby, então chefe de gabinete do vice-presidente dos EUA, Dick Cheney. Libby foi acusado de obstrução à justiça e perjúrio […]
Há alguns anos, assisti num festival ao documentário chamado Nasceu o bebê-diabo em São Paulo!, sobre lendas urbanas – a loira do banheiro, a gangue do palhaço, o bebê do título – alegremente publicadas pelo jornal Notícias Populares e acompanhadas pelos leitores mais como uma novela do que como notícias. Não deixavam de ser simpáticas […]
Há momentos no jornalismo brasileiro que nos remetem à atualidade de velhos ditos populares. O proverbial ‘macaco, olha o teu rabo’ deveria estar na capa do manual de redação de editores de todas os grandes jornais. Ele sugere que, antes de emitir um juízo de valor sobre o outro, devemos lançar um olhar sobre nossa […]
‘No domingo passado, havia um motivo acrescido para a leitura deste jornal Rui Rio dava ao JN a sua primeira grande entrevista, neste início de segundo mandato à frente da Câmara Municipal do Porto (CMP). Ao longo das três páginas do ‘Grande Plano’, o presidente da Edilidade portuense pronunciava-se sobre diversos assuntos da actualidade do […]
Enquanto os dirigentes sindicais festejam mais um lance jurídico, agora determinando a volta da obrigatoriedade do diploma, os cursos de Jornalismo continuam funcionando sem controles, sem avaliação, sem critérios.No domingo (6/11), alguns estudantes universitários brasileiros fizeram o exame que veio substituir o antigo Provão, agora chamado de Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Aqui […]
Basta dar uma olhada no noticiário internacional, notadamente o oriundo de agências de notícias, bem como aqui e ali mesmo em comentários voltados para questões de política interna, para vermos o quanto os grandes meios de comunicação brasileiros estão na maior parte preocupados em propagar uma imagem negativa do presidente venezuelano Hugo Chávez. Imagem por […]
‘La aproximación periodística a acontecimientos de carácter histórico no siempre se salda con los resultados deseados. La inmediatez del texto periodístico, la necesidad, casi siempre, de escribirlo a vuelapluma, los encargos a última hora – más frecuentes de lo que los lectores puedan imaginarse y de lo que sería aconsejable-, o el manejo apresurado o […]