Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 397

Lampião, bandido de marketing

Nos últimos 70 anos a imagem de Lampião tem sofrido transformações maiores que as suas proezas. Antes de ser vítima do covarde massacre de Angicos, em 1938, na língua da imprensa ele oscilou entre o Terror do Nordeste e o Rei do Cangaço. O que não queria dizer, já então, mesmo quando era o ‘rei’, […]

Os códigos verbal e audiovisual

É inegável a prodigiosa escalada que a cultura foi capaz de erigir no campo da linguagem, matriz produtora de todo e qualquer conhecimento. Da rudimentar oralidade à mais sofisticada codificação audiovisual, acumulam-se milênios de pequenas e grandiosas conquistas. Todavia, à constatação desse longo percurso virtuoso, deve somar-se o olhar atento quanto aos efeitos das transformações […]

Semanais mudam formato para manter público

Após quase oito anos como editor da revista Newsweek, da Washington Post Company, Mark Whitaker deixará o cargo para assumir um papel estratégico no setor online do grupo. Especula-se que o subeditor Jon Meacham seja indicado como novo editor da revista. A troca de postos, que já vem sendo comentada nos bastidores da publicação há […]

O polêmico, e sagrado, espaço da capa

Em sua coluna de domingo [3/9/06], a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, tratou do ‘sagrado espaço’ das capas dos jornais. ‘Leitores pensam que as matérias mais importantes do dia têm de estar lá. Os editores também, mas eles querem mais do que isto. Eles querem uma mistura de matérias que atraia os leitores para […]

Robert Solé

‘Après la parenthèse de l´été, Le Monde retrouve sa configuration habituelle. Et donc, dans ce numéro, la page Futurs, qui était l´une des innovations introduites en novembre 2005. Objectif (ambitieux) : ‘Montrer où et comment s´inventent les objets, les idées et les comportements de demain’. Rien n´est plus étranger à un quotidien d´informations générales que […]

Falta o bom combate

Para o leitor/ eleitor mediano, torna-se bastante difícil conhecer o terreno onde pisa, nos tempos que vive o Rio Grande do Norte e, por extensão, o Brasil. O jogo da nossa política, o quadro da nossa representação, não são apenas sujos. Pense numa cloaca. Dir-se-ia um monturo de lixo que se avoluma, porque aprisionado a […]

Mídia pela democracia e contra a exclusão

Comunicação e desenvolvimento são dois conceitos amplos, vitais, que sempre caminharam juntos. Impossível conceber um sem o outro. Certo está que por muito tempo, e por variadas razões, a comunicação de qualidade foi restrita a poucos, como de resto o desenvolvimento, também concebido por e aplicado para poucos. Historicamente, o acesso à informação e ao […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Fabiane Leite Voto nulo é política radical, diz psicanalista ‘Há algo novo para além da apatia do cenário político brasileiro. A ‘suspensão das paixões’ nesse campo criou demanda por uma política fora dos partidos, da qual o voto nulo seria uma expressão, diz o psicanalista Tales Ab’Saber, 41. ‘Os cidadãos que votam nulo estão […]

Em busca de jovens, sítios ficam mais leves

‘Você casaria com [o líder do Hezbollah Hassan] Nasrallah?’. A pergunta foi lançada pelo sítio Arabic Ishrinat, destinado a jovens. O sítio faz parte da mídia árabe voltada para adolescentes – faixa etária que constitui a maior proporção (65-70%) da população. Mesmo com clara orientação religiosa, o Ishrinat não oferece sermões cansativos, mas um conceito […]

Robert Solé

‘Après la parenthèse de l´été, Le Monde retrouve sa configuration habituelle. Et donc, dans ce numéro, la page Futurs, qui était l´une des innovations introduites en novembre 2005. Objectif (ambitieux) : ‘Montrer où et comment s´inventent les objets, les idées et les comportements de demain’. Rien n´est plus étranger à un quotidien d´informations générales que […]

Os economistas da educação

A educação é importante demais para ficar apenas nas mãos dos educadores. É este o pensamento implícito – apenas uma inferência, pois não possuo poderes telepáticos – de alguns articulistas que escrevem sobre o tema, e pertencem a áreas como economia e administração de empresas.Por exemplo: Gustavo Ioschpe, mestre em Economia Internacional (pela Universidade de […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Carlos Eduardo Lins Da Silva O marketing do marketing‘O INSTITUTO Datafolha prestou grande serviço aos estudos de comunicação no Brasil ao publicar anteontem o resultado de pesquisa sobre a influência da propaganda política via rádio e TV sobre a decisão de voto do cidadão. O poder do marketing eleitoral de massas sempre foi superestimado. […]

Estações de TV temem documentário sobre 11/9

Dezenas de afiliadas da rede de TV americana CBS decidiram substituir ou transmitir com atraso um premiado documentário sobre os atentados terroristas de 11 de setembro – que já foi exibido na TV por duas vezes sem problemas. As afiliadas alegam se preocupar com a linguagem usada por alguns bombeiros que aparecem em 9/11. Segundo […]

A história da Volks está sendo esquecida

Um dos maiores desafios que se coloca para as empresas na atualidade é o resgate e conservação da memória empresarial, conjunto de sensações, lembranças e experiências, tanto boas quanto ruins, que as pessoas guardam de sua relação direta com uma empresa. Aquela idéia de que o passado é algo descartável, que precisa ser jogado fora […]

Não gosta da urna antiga? Prepare-se para a fraude

Em 4 de setembro de 2006, a revista americana Forbes Magazine, reconhecida no mundo dos negócios e dos líderes americanos, publicou pequeno artigo de autoria de Aviel Rubin, renomado cientista e professor do Departamento de Ciência da Computação, da Universidade de Johns Hopkins. Rubin tentou, em seu texto, responder aos críticos sobre a seguinte questão: […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Fátima Pacheco Jordão Novo elenco na TV. A campanha em tempo real ‘Na semana que passou as campanhas presidenciais mudaram e os número captados pelo Ibope e divulgados ontem também mudaram. No campo tucano, os aliados de Geraldo Alckmin começaram a falar e exigir mais contundência nos discursos, postura mais oposicionista, até pedidos de […]

Um prêmio à coragem e ao compromisso com a verdade

El pasado 29 de agosto se entregó el Premio Nuevo Periodismo CEMEX + FNPI en una emotiva ceremonia que tuvo lugar –como cada año- en el Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey, México. En la categoría de homenaje se premió el valor y la pasión de la periodista chilena Mónica González. Diego Goldberg, de Argentina […]