Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 397

Profissões diferentes requerem códigos de ética diferentes

O Código de Ética do jornalismo no Brasil repousa sobre um conflito de interesses. Temos praticado o exercício de conciliar duas funções legítimas, dignas, justas e éticas, necessárias à informação da sociedade brasileira, mas que não constituem o mesmo ofício. Jornalismo e assessoria de imprensa são duas profissões diferentes e não podem ser regidas por […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Marcelo Rubens Paiva Animal político ‘Não falam pê tê na propaganda eleitoral do PT. Ninguém fala ‘nós do pê tê’. Ninguém fala ‘nós do Partido dos Trabalhadores’. Falam ‘Lula presidente, Mercadante governador, Suplicy senador’. Não se fala ‘vote no PT, vote no novo’. Não falam ‘vote no partido que nasceu da classe trabalhadora’. Nem […]

Turquia converte personagens clássicos ao Islã

Editoras turcas converteram Pinóquio, Tom Sawyer e outros personagens ao Islã, em novas versões de 100 clássicos aprovados para o currículo escolar da Turquia. Nos Três Mosqueteiros, D´Artagnan é avisado de que não pode visitar Aramis. Uma senhora explica a razão. ‘Ele está rodeado por homens religiosos, pois se converteu ao Islã depois de sua […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Fabiane Leite Voto nulo é política radical, diz psicanalista ‘Há algo novo para além da apatia do cenário político brasileiro. A ‘suspensão das paixões’ nesse campo criou demanda por uma política fora dos partidos, da qual o voto nulo seria uma expressão, diz o psicanalista Tales Ab’Saber, 41. ‘Os cidadãos que votam nulo estão […]

Liberdade de expressão em perigo

O Sindicato dos Jornalistas [de Portugal] necessita da ajuda de todos os amigos para uma campanha urgente: até ao dia 15 de setembro, queremos reunir o maior número possível de assinaturas num apelo [ver abaixo] dirigido à Assembléia da República.Esse apelo visa sensibilizar os deputados para as graves conseqüências para a liberdade de imprensa, se […]

A candidatura de oposição e a TV Globo

A mídia tem dado grande repercussão ao recém-lançado livro de Eduardo Scolese e Leonencio Nossa, Viagens com o Presidente – Dois repórteres no encalço de Lula do Planalto ao exterior, da Editora Record. Por serem setoristas no Palácio do Planalto e acompanharem as viagens presidenciais, os jornalistas da Folha de S.Paulo e do Estado de […]

Estranhamento é o caminho da inovação

Os empresários de jornal estão mais preocupados com as empresas do que com os jornais que editam. Se fosse o contrário, os jornais talvez estivessem melhores e as empresas menos vulneráveis. Pela segunda vez em pouco mais de um mês o patronato desperdiçou uma oportunidade de ouro para exibir a disposição e o ânimo da […]

O Globo

A TRAJETÓRIA DE OCTAVIO FRIAS…Rachel Bertol Octavio Frias: um legado que nasceu do nada‘No livro ‘A trajetória de Octavio Frias de Oliveira’ (Mega Brasil), de Engel Paschoal, uma das curiosidades que se pode ler sobre o publisher do jornal ‘A Folha de S. Paulo’ é o seu gosto por obras de auto-ajuda. Antes de comprar […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Carlos Eduardo Lins Da Silva O marketing do marketing‘O INSTITUTO Datafolha prestou grande serviço aos estudos de comunicação no Brasil ao publicar anteontem o resultado de pesquisa sobre a influência da propaganda política via rádio e TV sobre a decisão de voto do cidadão. O poder do marketing eleitoral de massas sempre foi superestimado. […]

Mídia apática, cobertura chuchu

Ao analisar a cobertura diária dos grandes jornais do país, sinto que estou vendo mais um jogo daquela insossa seleção brasileira que deu show de apatia na Copa do Mundo. Nossa mprensa parece estar mesclando o estilo da seleção com o do Geraldo Alckmin. A cobertura se transformou num grande picolé de chuchu. Sem gosto, […]

Jornais discutem enigma do seu futuro

A imprensa, que se mete na vida de todo mundo, dedicou três dias (29, 30 e 31/8/2006) para se olhar no espelho e examinar seus próprios dramas. Representantes dos principais jornais impressos do país foram escalados pelo seu sindicato – a Associação Nacional dos Jornais – para discutir a relação das empresas com seus patrocinadores, […]

Veja

ELEIÇÕES 2006Diogo Mainardi A voz do PT ‘José Dirceu tem um blog. Quer saber quanto o iG gasta com ele? Eu também quero. Quer saber de quem é o dinheiro do iG? É seu, tonto! De quem mais poderia ser? O iG pertence à Brasil Telecom. E a Brasil Telecom está na esfera dos fundos […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Fátima Pacheco Jordão Novo elenco na TV. A campanha em tempo real ‘Na semana que passou as campanhas presidenciais mudaram e os número captados pelo Ibope e divulgados ontem também mudaram. No campo tucano, os aliados de Geraldo Alckmin começaram a falar e exigir mais contundência nos discursos, postura mais oposicionista, até pedidos de […]

Mídia em crise no vazio discursivo

Talvez nunca se tenha assistido a uma disputa eleitoral presidencial tão anódina quanto a deste ano, embora os ânimos comecem a acirrar-se com a instigação a ataques diretos (do tucanato) a figura do presidente Lula, até o momento em confortável situação nas pesquisas – a reta final da campanha promete, por assim dizer, solavancos.Por enquanto […]

No Mínimo

JORNALISMO CULTURALRicardo Calil Contra a morte do cinema e da crítica, 28/08/06‘O francês Jean-Michel Frodon parece ter o emprego dos sonhos de qualquer crítico: ele é o diretor de redação da ‘Cahiers du Cinéma’, a mais influente revista de cinema da história, chamada com freqüência de ‘a Bíblia da cinefilia’. Mas sua tarefa é mais […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Marcelo Rubens Paiva Animal político ‘Não falam pê tê na propaganda eleitoral do PT. Ninguém fala ‘nós do pê tê’. Ninguém fala ‘nós do Partido dos Trabalhadores’. Falam ‘Lula presidente, Mercadante governador, Suplicy senador’. Não se fala ‘vote no PT, vote no novo’. Não falam ‘vote no partido que nasceu da classe trabalhadora’. Nem […]

Resposta do deputado Carlos Melles

‘A liberdade de imprensa termina no ponto onde começa o direito a honra, que abrange a reputação e a dignidade, não servindo, portanto de excludente de crimes’ (Rulli Júnior) O semanário Jornal Hoje – empresa jornalística CMA Comunicações – teve apenas 47 edições (foi criado aproximadamente seis meses antes das eleições) e circulava clandestinamente sem registro […]