ELEIÇÕES 2006 Silvana ArantesPolíticos queimam o filme na TV “A propaganda eleitoral é um filme que não deu certo. Boa parte do público saiu da sala. Dos que ficaram, poucos se deixaram seduzir pela trama.É o que revelam dados do Instituto Datafolha e do Ibope, publicados pela Folha. Apenas 6% dos eleitores mudaram de idéia […]
Edição: 398
Médicos, professores e engenheiros de minorias étnicas ameaçados de morte por insurgentes no Iraque têm abandonado suas casas. Muitos chegam até a se mudar do país na tentativa de proteger suas famílias. A solução de fuga encontrada pelos mais diferentes tipos profissionais não pode, entretanto, ser aplicada a quem trabalha com jornalismo. Para realizar seu […]
Está no ar o número 80 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico
COMUNICAÇÃO SOCIAL Anderson FazoliO direito de saber“O Congresso Nacional de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, ocorre, pela primeira vez em seus 29 anos de história, na capital da República, Brasília. Nada mais oportuno como local, uma vez que o tema central do Congresso é ‘Estado e […]
Estamos acompanhando pelo rádio e pela televisão uma campanha exaustiva e recorrente em defesa e pela confirmação dos votos neste processo eleitoral. A cruzada empreendida pelo Tribunal Superior Eleitoral é decorrente do processo crescente de desconfiança e descrença nos políticos e partidos políticos. Em recente pesquisa divulgada pelo Datafolha (27/8/2006), os eleitores, quando perguntados se […]
Setenta mil brasileiras trabalham como prostitutas no exterior. (Informação apresentada nos noticiários de TV).Quase a metade de todos os imigrantes internacionais é, atualmente, de mulheres, mas suas necessidades continuam sendo ignoradas, segundo um relatório apresentado em Londres pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Do total de imigrantes internacionais, 49,6% – 95 milhões – […]
Antecipando-se ao interesse dos parlamentares, o Conselho de Comunicação Social realiza sua primeira audiência pública para discutir um novo marco regulatório para a área das comunicações. Empresas, governo e sociedade possuem visões distintas sobre como atualizar a legislação. Só concordam sobre a necessidade de atualização.Durante a audiência pública do Conselho de Comunicação Social, realizado no […]
ELEIÇÕES 2006Marcelo Coelho Nouvelle cuisine “COMO EX-PRESIDENTE, Fernando Henrique Cardoso andava tendo nos últimos anos um desempenho entre regular e razoável, embora isso não passe de impressão puramente subjetiva. Os institutos de pesquisa estão atarefados demais para fazer esse tipo de levantamento. Mas FHC está deixando de ser ex-presidente para se tornar uma espécie de […]
Investigação da procuradoria geral da Califórnia revelou na semana passada que a Hewlett-Packard monitorou registros telefônicos de nove jornalistas que cobriam a empresa, informa o New York Times [8/9/06]. A companhia de produtos de informática e impressão admitiu ter contratado investigadores privados para identificar diretores que estavam vazando informações para a imprensa. Estes investigadores teriam […]
“A imprensa adora uma gafe. Gafe é o erro, o escorregão, o disparate, o deslize verbal incontido num discurso de improviso ou numa declaração impensada. Gafe é humor ou insulto, é a situação constrangedora, a demonstração pública de falta de sensibilidade ou de cultura. Agrada porque passa a idéia de que não somos piores que […]
“Pode não ter almoço grátis em Londres, mas há jornais grátis”, brinca Brendan O’Neill em artigo da BBC [4/9/06]. Estima-se que, hoje, cerca de 980 londrinos peguem o diário Metro todas as manhãs a caminho para o trabalho. Agora, eles podem escolher entre dois novos jornais gratuitos quando voltam para casa. Os recentes lançamentos do […]