Monday, 06 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 404

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Sérgio Gobetti Candidatos voltam a citar números errados em debate ‘Os dois candidatos à Presidência da República voltaram a repetir anteontem, no segundo debate pela TV do segundo turno, os mesmos exageros e gafes com números que cometeram no duelo da semana anterior. Até mesmo algumas perguntas foram formuladas da mesma maneira – como […]

Imprensa paraense, a militante oculta

A perplexidade se instalou na mente dos eleitores do Pará quando as edições dominicais de O Liberal e do Diário do Pará foram para a rua. Ana Júlia apareceu na frente na pesquisa do Ibope e empatada com Almir Gabriel no Vox Populi. Há uma nova promessa de vencedor? E quem está indo atrás do […]

Crítica interna

‘20/10/06A Folha, acertadamente, mudou a manchete da Edição Nacional – ‘Turista tem maior gasto no exterior em oito anos’ – e o desenho da Primeira Página para dar destaque ao segundo debate entre os dois candidatos, realizado à noite no SBT. A manchete da Edição SP, síntese do que o jornal considerou mais importante no […]

Cobertura esfria, mas perigos continuam

A cobertura da guerra do Iraque parece ter esfriado, mas os perigos para jornalistas ocidentais – e locais – que continuam a reportar o conflito ainda são enormes. Profissionais de imprensa estrangeiros em meio à zona de guerra muitas vezes se encontram diante de ataques de atiradores, explosões em estradas e seqüestros, entre outras situações […]

Veja

INTERNETCamila Antunes Para brilhar no YouTube ‘Cerca de 65 000 vídeos são adicionados ao site YouTube diariamente entre os quais fazem mais sucesso as produções caseiras. Especialistas do cinema e da TV ensinam técnicas de roteiro, filmagem e edição a quem quer lançar um filme na rede. Com a criação dos serviços de compartilhamento de […]

Veneno aos pouquinhos também mata

No meu tempo de ginásio, segundo ou terceiro ano, os livros de História traziam inúmeras anotações de pé de página, que nos preocupavam muito porque eram as preferidas do professor para os testes orais de surpresa, e esses serviam para somar pontos às provas mensais. Uma dessas anotações era sobre o diálogo entre um general […]

A propaganda e o noticiário-propaganda

A partir da semana passada, na propaganda do candidato Geraldo Alckmin fala-se do ‘falso dossiê para incriminar Alckmin’, e não mais José Serra. Imagino que o candidato tenha percebido (provavelmente a partir de resultados de pesquisas qualitativas) que falar de Serra distanciava Lula (foco da paixão dele) do problema que sua campanha lhe quer imputar. […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Editorial Mais debate ‘O 2º turno provocou um confronto de posições mais democrático, superando os padrões do marketing eleitoral DIRIGINDO-SE com bom humor aos jornalistas da Folha, depois de encerrada a sabatina de quarta-feira passada, o presidente Lula afirmou sua disposição de ‘encher a paciência de vocês de tanto dar entrevistas’ num eventual segundo […]

RSF conclui estudo sobre vigilância na internet

A organização Repórteres Sem Fronteiras divulgou na semana passada (19/10) um relatório intitulado ‘Cuba Online – Internet sob Vigilância’, com os resultados de um estudo feito na ilha de Fidel, em agosto. O documento inclui uma pesquisa sobre os métodos de controle da internet usados pelas autoridades cubanas e o relato pessoal de um jornalista […]

No Mínimo

MÍDIA & PRIVACIDADERicardo Calil Quinze minutos de vexame, 23/10/06‘Andy Warhol errou na sua mais famosa previsão. No futuro que chegou, nem todos têm direito a 15 minutos de fama. A profecia do artista americano sofreu uma ligeira mudança. No presente, todos os famosos – na verdade, quase todos – têm seus 15 minutos de vexame.A […]

O espantoso mistério dos planos econômicos

Eles venceram. Os dois candidatos conseguiram completar a campanha do segundo turno sem uma discussão séria de programas econômicos. A imprensa, é justo reconhecer, até procurou arrancar alguma informação de suas excelências e de seus assessores, mas não foi muito longe. Os debates foram inúteis para quem buscou algum esclarecimento. Nunca antes na história do […]

Forças ocultas e o poder dos compradores

A juíza, deputada e atual candidata ao governo do Estado do Rio, Denise Frossard, em entrevista a Jô Soares, no pico da crise do chamado ‘mensalão’, deixou uma pergunta no ar: quem está comprando o Brasil? A pergunta vinha ao encontro de algumas preocupações que me assaltavam desde que ouvi, numa das muitas matérias veiculadas […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Clóvis RossiUsina de ‘chutes’‘Os debates tão solicitados vieram, e o que se verifica é que servem para muito pouco, na medida em que os dois candidatos mentem descaradamente, chutam números com uma sem cerimônia fora do normal e se esgoelam em auto-elogios. Sorte que, pelo menos na Folha, há o implacável e competente Gustavo […]

Comunique-se

ELEIÇÕES 2006Tiago CordeiroCobertura das eleições em pauta, 23/10/06‘O jornalista Paulo Henrique Amorim publicou em seu blog um texto contestando a afirmação de Ali Kamel, diretor-executivo de jornalismo da TV Globo. Kamel afirma que a cobertura do escândalo do dossiê tornou-se prioritária porque a emissora não teria como confirmar as informações da queda do avião Boeing […]

Veja e a poesia de Tarso Genro

A revista Veja parece ter o propósito de irritar seus leitores, especialmente seus milhares de assinantes, graças aos quais sai paga das gráficas da Editora Abril. Deixou de ser a publicação respeitável que, surgida na ditadura militar, teve capas gloriosas, indicadoras de matérias imperdíveis.Mas, se continuar com a linha editorial adotada há alguns anos, corre […]

Leitores sob fogo cruzado

O segundo turno da eleição começou em alta temperatura para os candidatos à Presidência. Do lado de cá, o da imprensa, idem. As capas de algumas das principais revistas em circulação mostram o quanto o clima anda efervescente. O leitor está em meio a um fogo cruzado sem precedentes recentes na história política nacional. Não […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Lígia Formenti Consultoria de lobista cedeu sala a Lulinha, afirma revista ‘Fábio Luis da Silva, o Lulinha, foi usado pela Telemar para defender interesses da empresa junto ao governo do pai, revela a revista Veja que está nas bancas. A reportagem diz que ele e Kalil Bittar (filho de Jacó Bittar, fundador do PT, […]