Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 507

Crise elimina edições de segunda-feira

Para driblar a crise econômica, alguns jornais dos EUA resolveram eliminar as edições de segunda feira. A idéia é simples: diante da queda de leitores e anunciantes nos jornais impressos, é preciso gastar menos dinheiro com impressão. O McPherson Sentinel, publicado em uma pequena cidade do Kansas, é um dos diários a adotar a medida, […]

TSE muda resolução sobre sites de jornais

Leia abaixo a seleção de quarta-feira para a seção Entre Aspas. ************ O Estado de S. Paulo Quarta-feira, 15 de outubro de 2008   PROPAGANDAMariângela Gallucci TSE muda resolução sobre sites de jornais ‘O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve mudar amanhã uma resolução que impedia os sites de divulgar propagandas e opiniões sobre candidatos. A […]

Debates, as pesquisas e o voto

Os eleitores estavam bem informados sobre seus candidatos no primeiro turno das eleições municipais? Em diversas capitais do país, a falta de acordo entre os candidatos tornou os debates nas televisões inviáveis. Eleitores do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Fortaleza, entre outras cidades, não puderam assistir ao confronto direto entre os pretendentes às […]

Jornalista condenado por reportar escândalo governamental

O jornalista vietnamita Nguyen Viet Chien foi sentenciado, nesta quarta-feira (15/10), a dois anos de prisão após denunciar um escândalo envolvendo desvio de verbas do Ministério dos Transportes do Vietnã para apostas em jogos de futebol. Chien, que trabalhava no diário Thanh Nien, foi condenado por ‘abusar das liberdades democráticas ao violar os interesses do […]

Para atrair jovens, Nokia aposta em interatividade

A Nokia lança esta semana uma campanha publicitária global com mais de três mil peças de conteúdo que vão de anúncios na TV a mensagens de texto e intervenções na rede social online Facebook. A idéia da campanha, criada pelo escritório londrino da agência Wieden & Kennedy, é que o público acompanhe em ‘tempo real’ […]

Mídia dos EUA puxa o freio na cobertura do conflito

Caiu drasticamente, nos últimos meses, o número de jornalistas estrangeiros que atuam em Bagdá. O número de repórteres que acompanham tropas americanas no Iraque passou de 219, em setembro de 2007, para 39, em setembro deste ano. Apenas quatro jornais e emissoras de TV estrangeiras continuam a manter sucursais no país. A CBS e a […]

Grupo Telegraph quer acabar com freelancers

Com o objetivo de acabar com o trabalho de freelancers em seus veículos de comunicação, o britânico Telegraph Media Group (TMG) optou por abrir vagas de fim de semana para jornalistas, noticia Oliver Luft [The Guardian, 13/10/08]. O grupo, proprietário dos jornais Daily Telegraph, Sunday Telegraph e do sítio Telegraph Online, abriu 40 vagas para […]

Horário eleitoral gratuito ajuda o eleitor

Interrompemos nossa leitura para um aviso importante: pesquisa recente feita pelo Datafolha revela que 45% dos eleitores não têm nenhum interesse em assistir na TV ao Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e 38% dos espectadores afirmam que o horário eleitoral não terá nenhuma importância na hora de definir o seu voto para prefeito. Ao […]

Tocou o telefone. Será a doença chamando?

Na edição anterior deste Observatório (nº 506), o prestigiado Alberto Dines publicou o artigo ‘Por que não abrir o jogo?‘, relativo ao noticiário de imprensa e à questão de celulares causarem câncer. Aborda especialmente The Economist e critica o fato de a mídia nacional dar pouca atenção a essa polêmica, comportando-se como o avestruz. Respeito […]

Privacidade, interesse público e pesquisas

Com o objetivo claro de criar embaraços ao candidato oponente ao projeto político-eleitoral de O Globo, no Rio de Janeiro, em matéria com chamada na 1ª página, o veículo, que se afirma como ‘muito além do papel de um jornal’, divulgou trecho de uma conversa telefônica do deputado Fernando Gabeira com comentários desairosos sobre a […]

O jornal ‘chapa-branca’ e as eleições

O jornal Estado de Minas não desmente a versão popular de ser ‘chapa-branca’, ligado, sempre que pode, como durante o governo Aécio Neves, aos interesses do Palácio da Liberdade. Eis alguns exemplos do que faz o jornal para reforçar esta crença. Edson Zenóbio, um dos seus donos, na edição do dia das eleições, 05/10, fez […]

Para bom entendedor, meia-palavra basta

A imprensa está perdendo uma extraordinária oportunidade de discutir preconceito e, especialmente, o uso que se faz dele durante campanhas eleitorais. O noticiário sobre a campanha de rádio e TV para o segundo turno em São Paulo é um prato feito para pautar o assunto. É só conferir as manchetes do noticiário político de São […]

Governo acusado de manipular cobertura

A Federação Internacional dos Jornalistas afirmou que investigaria as alegações de que o governo de Taiwan teria tentado manipular a cobertura local sobre o escândalo do leite em pó chinês contaminado. A secretaria de informação do governo taiwanês teria pedido a uma agência de notícias que mudasse sua cobertura sobre o caso. Os detalhes da […]

Folha de S. Paulo

CENSURAFlávio FerreiraMarinho obtém liminar para tirar da internet notícia publicada na Folha‘O ex-ministro e candidato a prefeito de São Bernardo do Campo (SP) Luiz Marinho (PT) obteve uma liminar na Justiça para que a Folha Online retire do seu acervo digital uma reportagem de 2005 que, segundo o candidato petista, está sendo divulgada por e-mail […]

Imprensa deixa passar outra pizza

Em tempo de eleições é que percebemos o estado-da-arte da consciência gelatinosa do povo brasileiro. E nem me refiro aos milhões de excluídos, mas sim, àquela mínima porcentagem que é (ir)responsável pelas coberturas políticas. Numa democracia neófita como a nossa, o papel da imprensa em chamar a atenção para fatos representativos desse status é vital. […]

Strip-tease dos jornais

Costuma-se dizer que a melhor defesa é o ataque. Na vida pública, essa orientação é nefasta. Grupos rivais, não tendo argumentos para se defender, adotam o ataque como uma forma de despistamento. Desviam a opinião pública dos seus tetos de vidro atirando pedras no telhado do adversário, que, igualmente instalado sob cobertura vítrea, se defende […]

Da depressão à euforia

O título escolhido pelo jornal O Globo para a reportagem sobre a volta momentânea do otimismo ao mercado financeiro resume bem o que tem sido a economia globalizada nas últimas semanas. Mas também revela bastante o que tem sido o trabalho da imprensa, que acompanha quase minuto a minuto o comportamento dos investidores e outros […]

Ibope dá medalhas?

A Rede Globo tentou uma cartada sorrateira para ao menos ter em TV fechada os direitos dos próximos jogos. A idéia surtiu em um momento de desespero no setor esportivo da poderosa. Corre o boato, em várias colunas de TV na internet, de que pessoas do setor esportivo da emissora defendem o boicote na grade […]