Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 541

Americanos passaram mais tempo em redes sociais

O número de minutos que americanos passam em redes sociais – como Facebook, MySpace, Blogger, Tagged, Twitter e LindedIn – cresceu 83% de abril do ano passado a abril deste ano, revelou um estudo da Nielsen Online. A pesquisa ainda mostrou que o número de minutos gastos no Facebook cresceu quase 700% no período, de […]

Carlos Eduardo Lins da Silva

‘‘A manchete seria boa em 1921 [ano de fundação da Folha] quando não havia TV e internet. Hoje, parece mais um jornal de ontem. Todo mundo já sabia.’ Foi o que o leitor José Antonio Pessoa de Mello Oliveira escreveu ao ombudsman na terça sobre a capa do dia, quase toda dedicada ao acidente com […]

Veja

TELEVISÃOMarcelo Marthe Pintou a macaca ‘Nesta semana, a trama da novela Caras & Bocas sofrerá uma virada. A galeria de arte comandada pela protagonista Dafne (Flávia Alessandra) e sua sócia Simone (Ingrid Guimarães) começará a se reerguer graças ao sucesso de uma exposição de telas abstratas. O pintor Denis (Marcos Pasquim) vai levar o crédito […]

Os cinco clichês dos entusiastas do ‘clubinho douto’

"A excepcionalidade de que goza o jornalismo, dentre as instituições democráticas, consiste em que seu poder não repousa num contrato social, numa delegação do povo por eleição ou por nomeação com diploma ou por voto de uma lei impondo normas. Para manter seu prestígio, e sua independência, a mídia precisa compenetrar-se de sua responsabilidade primordial: […]

Não existe misericórdia

A mídia cria, a mídia destrói. Isso parece familiar, não? É um fato mais do que comprovado, mas ainda assim cada vez mais pessoas se dispõem a tudo e qualquer coisa para ter seus cinco minutos de fama. Quando se fala em fama, o público geralmente pensa em status, popularidade, regalias e dinheiro. Porém, poucos […]

Governo é criticado por regionalizar anúncios

A estratégia do governo federal para os investimentos em publicidade governamental vem provocando intensos debates. A divulgação do crescimento de 961% dos meios de comunicação utilizados para a veiculação de anúncios, sem acréscimo expressivo no valor gasto por outras gestões, foi recebida de forma crítica pela grande mídia comercial e de maneira esperançosa por veículos […]

Comunicação ou mero moralismo?

Maísa Silva, sete anos, recebeu na mídia e neste Observatório uma enxurrada de ‘solidariedade’. Algo notório porque as crianças realmente em risco e merecedoras de todas as ações da mídia e do MP normalmente não são vistas mesmo. Passam por nós nas sinaleiras, dormem embaixo de viadutos e dentro de bueiros. Fumam crack nas praças, […]

Rita Célia Faheina

‘Pode existir economia movida à felicidade? Vários leitores acreditam que não e deram opiniões discordando do tema no caderno de Economia do último domingo, 31. As matérias se referiam ao índice que mede a Felicidade Interna Bruta (FIB) que já é aplicado no Butão, no reino asiático, habitado por cerca de 700 mil pessoas. Ali, […]

Carlos Eduardo Lins da Silva

‘‘A manchete seria boa em 1921 [ano de fundação da Folha] quando não havia TV e internet. Hoje, parece mais um jornal de ontem. Todo mundo já sabia.’ Foi o que o leitor José Antonio Pessoa de Mello Oliveira escreveu ao ombudsman na terça sobre a capa do dia, quase toda dedicada ao acidente com […]