Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 601

Em nome da diversidade

Felizmente, temos avançado – a passos de tartaruga, mas temos – rumo a uma sociedade mais justa e igualitária. Hoje, se um apresentador de TV brasileiro diz algo que soe minimamente crítico à homossexualidade, haverá uma forte cobrança e há chances de que ele seja condenado na justiça por discriminação sexual. O apresentador José Luiz […]

Jornalismo do futuro será o mesmo do passado

Quando a imprensa apresentou a migração do rádio para a TV ninguém questionou o fim do jornalismo como conhecemos hoje: noticioso. O que mudou nesse contexto foi que novas técnicas de produção, apuração e publicação foram adicionadas à maneira de se fazer notícia.Do rádio, impresso ou TV, o jornalismo continua o mesmo. As mutações ocorreram, […]

A mídia neofascista

Saiu na sexta-feira (30/7) a última pesquisa do Ibope sobre as eleições presidenciais, demonstrando o óbvio: Dilma Rousseff já tem vantagem sobre José Serra para além da margem de erro. Entretanto, será o suficiente para desmontar a miragem que o Datafolha vem criando com seus resultados únicos e originais, contestando todos os demais institutos? Mas, […]

Milagros Pérez Oliva

‘‘De todos es sabido que EL PAÍS está a favor de la fiesta de los toros, pero esto no quita para que la cobertura informativa que dé sobre el asunto sea lo más equilibrada posible. Pues no: no puedo calificar más que de escandaloso el tratamiento informativo, y para ello me remito simplemente al periódico […]

Chapa 1 vence eleição para a Fenaj

A chapa 1, ‘Virar o Jogo: em defesa do Jornalista e do Jornalismo’, liderada pelo atual vice-presidente da Fenaj Celso Schröder, foi eleita para dirigir a Federação nos próximos três anos. Dados extra-oficiais do processo eleitoral realizado entre os dias 27 e 29 de julho envolvendo os filiados de 29 Sindicatos de Jornalistas apontam que, […]

Presidenciáveis iniciam Operação Jornal Nacional

Leia abaixo a seleção de segunda-feira para a seção Entre Aspas.   ************ Folha de S. Paulo Segunda-feira, 2 de agosto de 2010   ELEIÇÕES 2010 Bernardo Mello Franco Candidatos iniciam hoje ‘operação JN’ Mais agendas temáticas, preocupação com o visual e promessas, muitas promessas. Estas são as armas dos presidenciáveis para aparecer bem no […]

O que é ser jornalista e o que é o jornalismo

O objetivo deste trabalho/depoimento é acrescentar aspectos sobre como Jorge Calmon via e pensava o jornalismo e o jornalista, que não tenham sido contemplados no livro intitulado Jorge Calmon, o jornalista, organizado pelo professor Edivaldo Boaventura e que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) lançou em outubro passado [26/10/2009]. Assim sendo, apresento aqui […]

Comunicação, relações públicas e comportamento

O etos da comunicação e das relações públicas é produzido nas crises empresariais e institucionais. Um parto que necessariamente não revela de imediato para a sociedade e interessados o que empresários e políticos pensam, fazem e pretendem diante de acidentes ambientais, vazamentos de documentos, problemas com produtos, entre outras situações noticiadas pelas mídias tradicionais ou […]

‘Temos alimentado os junkies da política’

Jim Vandehei llevaba 15 años haciendo periodismo político en Washington. En la Cámara de Representantes, en el Senado, en la Casa Blanca. Para The Wall Street Journal, para The Washington Post. Su sueño ya se había cumplido. El chico ambicioso del medio Oeste americano que un día de San Valentín de 1995 dejó su Oshkosh […]

Direito ao humor

Os programas humorísticos do rádio e da TV estão manietados pela lei eleitoral. Uma resolução aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no final de 2009 estabeleceu que, desde o último dia 1º de julho, as emissoras estariam proibidas, em sua programação normal, de ‘usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de […]

Comunicação íntima e preventiva na empresa

El 60% de los problemas empresariales son consecuencia de una mala comunicación, según Peter Drucker. Si a esto añadimos las ‘patologías en las organizaciones’ que describe Javier Fernández Aguado, resulta fácil concluir en la utilidad de terapias de comunicación para esas enfermedades. De alguna manera, las empresas son como las personas: piensan, sienten, se ilusionan, […]

Eleições e internet

A internet ainda não pegou nas eleições brasileiras. Pelo menos, não como no modelo visto nos Estados Unidos em anos recentes, com milhões de pessoas fazendo campanha e doando dinheiro para seus candidatos. O Datafolha apurou que apenas 7% dos eleitores se informam a respeito de quem são os candidatos por meio da rede mundial […]

O jornalismo na era da convergência tecnológica

Recentemente, me deu na cabeça fazer um blog. A princípio pensei ser uma tarefa fácil. Mas, não. Por trás da simplicidade com a qual podemos criar um login, publicar textos, vídeos, imagens e ainda mudar cores e formatos, se esconde uma ferramenta complexa e de potencial assustador.Weblog, etimologicamente falando, é uma ‘espécie de registro na […]

Montagem criminosa

Olhem bem, prestem atenção. No jornal O Povo, do Ceará. Foto do presidente Lula, com o título Ficha Lima. Na legenda se escreve: ‘Presidente reconhece complexidade’. Quando se abre a notícia do presidente Lula a falar sobre a Ficha Limpa e a dizer que o tema é complexo, lê-se: ‘Presidente reconhece `complexidade´ da Lei da Ficha […]

A eleição da internet

Um raro evento marcou um fim de tarde de verão em 2003 na maior loja de brinquedos do mundo, a Toys `R´ Us, da Times Square, em Nova York. Faltando pouco para o fim do expediente, um grupo de mais de 300 pessoas foi visto se aglomerando, de súbito, ao redor de um tiranossauro rex […]