Media Culpa é um blog sobre mídia e relações públicas, com foco em mídias sociais, mantido pelo RP sueco Hans Kullin. Em inglês.
Edição: 622
O jornalista António Granado, do blog Ponto Media, identificou 10 tendências jornalísticas para 2011, a pedido da Meios & Publicidade. Em português.
No primeiro dia útil de 2011, a chamada grande imprensa brasileira parece assumir o espírito fraterno que costuma marcar a passagem do ano. Ou, simplesmente, reflete o clima de boa vontade que a oposição e os analistas da política produzem na inauguração do mandato da presidente Dilma Rousseff. A principal divergência entre o novo governo […]
A questão tem aparência secundária, pode até ter sido criada para distrair as atenções e fomentar debates irrelevantes. Mas não pode ser ignorada. Ao escolher a denominação presidenta, Dilma Rousseff ignorou o ideário, o receituário e o vocabulário feminista E contrariou frontalmente a norma culta do vernáculo. A primeira presidente da República, não contente com […]
Mesmo depois de mais dez anos de tramitação no Congresso, permanecem as controvérsias sobre o projeto que trata dos crimes cibernéticos (PL 84/99). O ponto mais polêmico do texto, que foi aprovado pela Câmara em 2003 e voltou do Senado em 2008, é a obrigatoriedade de os provedores armazenarem por até três anos as informações […]
Os jornais de quinta-feira (30/12) divulgam a última pesquisa feita pelo Instituto Sensus para a Confederação Nacional dos Transportes, dando conta de que o presidente da República encerra seu segundo mandato com uma popularidade sem igual no mundo e um índice de aprovação também recorde para seu governo. A CNT-Sensus comparou a popularidade de Lula […]
Há alguns dias, lancei na minha página do Facebook uma idéia que venho acalentando há tempos, desde que encerrei um curso de extensão para uma faculdade privada de jornalismo, em Brasília. O curso, de Técnica Geral de Jornalismo, reuniu pouco mais de 10 alunos, basicamente, porque era muito caro. Embora tenha sido uma turma de […]
Fim de ano é época parca de grandes assuntos jornalísticos, regra quebrada apenas quando da ocorrência de tragédias ou de convulsões sociais. Pode ter sido decorrência da pauta minguada a manchete de quarta-feira (28/12) da Folha de S.Paulo: ‘Planalto pulveriza sua propaganda em 8.094 veículos’. A matéria a que remete a chamada de capa (na […]
Sr. Editor Apesar de não surpreender a ninguém que haja acompanhado as edições da sua revista nos últimos anos, o número 52 do ano de 2010, dito de ‘Balanço dos 8 anos de Lula’, conseguiu superar-se como confirmação final da cegueira a que a má vontade e o preconceito acabam por conduzir. Qualquer leitor que […]
Segundo noticia o Estado de S.Paulo na edição de quarta-feira (29/12, pág. A8), a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), vai promover 2011 como o Ano Internacional da Liberdade de Expressão. O objetivo, de acordo com o jornal paulista, é conscientizar as pessoas sobre o direito à informação. A brasileira Associação Nacional […]
Ao fim dos oito anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério das Comunicações está esvaziado. Neste ano, em especial, a Pasta foi alijada de decisões específicas de sua área, como a reativação da Telebrás, a elaboração do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e o anteprojeto da Lei de Comunicação […]
Chegou o momento de solucionar o problema crônico da desvalorização do professorado brasileiro.A este respeito, caberá à mídia acompanhar o que for realizado para que a profissão docente ganhe o prestígio social compatível com sua importância no desenvolvimento do país. A valorização do professor é indispensável na luta por uma educação melhor. Precisamos criar o […]
O Skype tornou-se um dos serviços mais populares da internet. No entanto, a companhia, fundada há sete anos, ainda está na fase de desenvolvimento do ponto de vista financeiro. Vendida ao eBay, virou uma empresa fechada e agora quer completar o círculo com uma oferta pública inicial. Nesta semana, o Skype enfrentou uma grande pane.Sob […]
Julian Assange foi preso. O idealizador do Wikileaks desnudou as operações de um império em decadência e se tornou prisioneiro na Inglaterra por supostos crimes cometidos na Suécia. Ao que tudo indica, Assange se relacionou sexualmente sem usar preservativos com mulheres que consentiram a relação, mas não a falta do preservativo.A primeira reação da opinião […]
TV E RELIGIÃORodrigo Vizeu Tela crente Uma das principais denominações evangélicas de Belo Horizonte, a Igreja Batista da Lagoinha, bancou a instalação de TVs LCD de 32 polegadas em todas as celas de uma prisão da cidade. Os aparelhos ficam praticamente o tempo todo sintonizados na emissora da igreja, a Rede Super. Os presos do […]
O Natal vem progressivamente perdendo seu valor simbólico religioso, com a consagração dos interesses mercadológicos. Ainda que não haja exatidão acerca da data do nascimento de Cristo e a definição do dia 25 de dezembro para tal comemoração se relacione com a cristianização de festividades pagãs que vários povos celebravam na Europa no início do […]
A divulgação pelo site WikiLeaks de milhares de documentos e mensagens secretas da diplomacia americana foi um dos grandes fatos políticos e jornalísticos dos últimos tempos. As entranhas do jogo de poder internacional ficaram expostas de uma forma nunca vista. À parte a importância maior ou menor das informações desvendadas, um fato se impôs no […]
Final de ano é tempo de balanços e previsões. Pessoais e institucionais. É momento de parar e refletir sobre o que se fez, identificar erros e acertos, corrigir o que pode ser melhorado, reavaliar caminhos e objetivos, planejar o futuro.A grande mídia faz avaliações públicas e previsões de e para tudo: de todos os setores […]
REGULAÇÃOFranklin volta a atacar mídia e diz que falta credibilidade a jornais Às vésperas de deixar o governo, o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) voltou a fazer críticas à mídia brasileira. Em entrevista ao site ‘Congresso em Foco’, Franklin acusou a imprensa brasileira de ser ‘partidária’, de ter ‘má vontade’ com o governo e de […]
É nesta época de festas de fim de ano que as crianças passam a ser, potencialmente, as maiores vítimas das propagandas enganosas que atingem o público infantil em geral. Época de presentes e de alegrias, a publicidade na mídia faz tudo para atingir a alma e o coração das crianças – as quais, por sua […]