Terça-feira, 25 de março de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 2025 - nº 1330

Edição: 708

Estadão esquadrinha ação de José Dirceu

Chamada de capa, uma página inteira (A4) dedicada ao tema. Como não tenho nenhum apreço pelo estilo de Zé Dirceu, li com atenção a matéria. E acabei a leitura sem entender bem o que edição de domingo (19/8) do Estado de S.Paulo programou. Evidentemente, pensou em criar algum fato importante às vésperas do voto dos […]

A cara da França

Hoje, 17 de agosto, a França faz 80 anos. Claro que o país é bem mais antigo do que isso, mas um de seus monumentos, aquele que traduz de forma quase perfeita o que faz da França o que ela é, poeticamente falando, virou hoje um octogenário. Seu nome é Jean-Jacques Sempé, e seus trabalhos […]

José Queirós

“No campo rela­tivo ao assunto da men­sa­gem que há uma semana recebi do lei­tor Rui Ribeiro lia-se sim­ples­mente ‘Plá­gio no Público’. Sus­pei­tei desde logo, e a lei­tura do texto confirmou-o, que esta­ria perante mais um da mão cheia de casos simi­la­res que têm sido objecto de quei­xas de lei­to­res que encon­tram, geral­mente na edi­ção on […]

Como derrubar um site

Há um relançamento badalado na internet: é o Digg.com. O nome pode soar desconhecido para boa parte dos leitores brasileiros. Mas, lançado em 2004, chegou a ser um dos sites mais badalados da web social nascente. Seu fundador, Kevin Rose, foi capa de inúmeras revistas. Poderia ter sido um Mark Zuckerberg, não foi. O Digg […]

“Missão de jornalista é filtrar a informação”

O mundo tem hoje informação demais, e o público não tem tempo nem meios de descobrir o que é melhor nem o que é verdade. Diante disso, a missão do jornalista é saber “filtrar e agregar” essa avalanche de dados para os cidadãos. Filtrar é conhecer as fontes, saber avaliá-las, transmitir ao leitor os próprios […]

O golpismo do darwinismo social

O Naturalismo foi, como se sabe, uma escola literária do século 19 e início do século 20. Bem mais que se inspirar no evolucionismo de Charles Darwin (1809-1882), do qual tomou de empréstimo o argumento da seleção natural, estava visceralmente implicado com o tumulto das relações de força mais reacionárias vinculadas ao epicentro sísmico da […]

Censura privada

O atual Código Civil, promulgado há dez anos, tem propiciado interpretações que sacrificam o direito constitucional à liberdade de expressão e pensamento. O cerne do problema, objeto de uma ação ajuizada em julho no Supremo Tribunal Federal, são os artigos 17, 20 e 21. De acordo com eles, pode ser vetada a publicação de textos […]

O BBB da TV Justiça

As sessões do Supremo Tribunal Federal para julgar a Ação Penal 470, conhecida como mensalão, revelam muito mais da natureza humana que dos autos do próprio processo. É impressionante o quanto devemos ao veículo televisão para conhecer melhor como são julgados em nossa instância máxima judiciária os temas que incendeiam a imaginação da grande imprensa […]

A qualificação indispensável

A notícia de que o Senado, no início de agosto, havia contrariado decisão do Supremo Tribunal Federal e ressuscitado a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício profissional levou a uma nova série de artigos, alguns publicados neste Observatório, que retomam o debate sobre a validade de tal exigência. Trata-se de debate antigo, que […]

O circo está armado

  Os jornais de terça-feira (21/8) anunciam o início da campanha eleitoral no rádio e na TV. Na maior parte dos casos, já se apresentam projeções sobre o efeito das massivas aparições dos candidatos nos meios eletrônicos. Na análise da imprensa paulista, a atual configuração das intenções de voto deve mudar radicalmente de acordo com […]

Facebook tenta provar que vale a pena anunciar no site

Depois de entrar na Facebook no ano passado como vice-presidente de marketing, Carolyn Everson se propôs a mudar a opinião de executivos de publicidade descrentes, que reclamavam que os gastos na rede social não davam retorno. Na época, muitas empresas estavam usando o site para promover suas marcas nas suas próprias páginas do Facebook – […]

Futuro do jornal exige modelo híbrido na web

Para Raju Narisetti, editor-executivo digital do Wall Street Journal, os jornais que insistirem no modelo gratuito na internet, dependendo só de publicidade, não serão viáveis no longo prazo. “O futuro da nossa indústria é algum tipo de modelo híbrido”, com receitas de assinaturas e de publicidade, afirma Narisetti, que vem a São Paulo para o […]

Como planejar uma campanha eleitoral 2.0

O e-book “Como planejar uma campanha eleitoral 2.0” é um guia prático de como planejar uma campanha eleitoral 2.0 e fazer monitoramento político. Nele, é possível aprender a definir a presença online do candidato; considerar na formação da equipe de uma campanha online; monitorar as mídias sociais; como o político deve se relacionar com os […]