Chamada de capa, uma página inteira (A4) dedicada ao tema. Como não tenho nenhum apreço pelo estilo de Zé Dirceu, li com atenção a matéria. E acabei a leitura sem entender bem o que edição de domingo (19/8) do Estado de S.Paulo programou. Evidentemente, pensou em criar algum fato importante às vésperas do voto dos […]
Edição: 708
Hoje, 17 de agosto, a França faz 80 anos. Claro que o país é bem mais antigo do que isso, mas um de seus monumentos, aquele que traduz de forma quase perfeita o que faz da França o que ela é, poeticamente falando, virou hoje um octogenário. Seu nome é Jean-Jacques Sempé, e seus trabalhos […]
“No campo relativo ao assunto da mensagem que há uma semana recebi do leitor Rui Ribeiro lia-se simplesmente ‘Plágio no Público’. Suspeitei desde logo, e a leitura do texto confirmou-o, que estaria perante mais um da mão cheia de casos similares que têm sido objecto de queixas de leitores que encontram, geralmente na edição on […]
Há um relançamento badalado na internet: é o Digg.com. O nome pode soar desconhecido para boa parte dos leitores brasileiros. Mas, lançado em 2004, chegou a ser um dos sites mais badalados da web social nascente. Seu fundador, Kevin Rose, foi capa de inúmeras revistas. Poderia ter sido um Mark Zuckerberg, não foi. O Digg […]
O mundo tem hoje informação demais, e o público não tem tempo nem meios de descobrir o que é melhor nem o que é verdade. Diante disso, a missão do jornalista é saber “filtrar e agregar” essa avalanche de dados para os cidadãos. Filtrar é conhecer as fontes, saber avaliá-las, transmitir ao leitor os próprios […]
O Naturalismo foi, como se sabe, uma escola literária do século 19 e início do século 20. Bem mais que se inspirar no evolucionismo de Charles Darwin (1809-1882), do qual tomou de empréstimo o argumento da seleção natural, estava visceralmente implicado com o tumulto das relações de força mais reacionárias vinculadas ao epicentro sísmico da […]
O atual Código Civil, promulgado há dez anos, tem propiciado interpretações que sacrificam o direito constitucional à liberdade de expressão e pensamento. O cerne do problema, objeto de uma ação ajuizada em julho no Supremo Tribunal Federal, são os artigos 17, 20 e 21. De acordo com eles, pode ser vetada a publicação de textos […]
As sessões do Supremo Tribunal Federal para julgar a Ação Penal 470, conhecida como mensalão, revelam muito mais da natureza humana que dos autos do próprio processo. É impressionante o quanto devemos ao veículo televisão para conhecer melhor como são julgados em nossa instância máxima judiciária os temas que incendeiam a imaginação da grande imprensa […]
A notícia de que o Senado, no início de agosto, havia contrariado decisão do Supremo Tribunal Federal e ressuscitado a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício profissional levou a uma nova série de artigos, alguns publicados neste Observatório, que retomam o debate sobre a validade de tal exigência. Trata-se de debate antigo, que […]
Os jornais de terça-feira (21/8) anunciam o início da campanha eleitoral no rádio e na TV. Na maior parte dos casos, já se apresentam projeções sobre o efeito das massivas aparições dos candidatos nos meios eletrônicos. Na análise da imprensa paulista, a atual configuração das intenções de voto deve mudar radicalmente de acordo com […]
Depois de entrar na Facebook no ano passado como vice-presidente de marketing, Carolyn Everson se propôs a mudar a opinião de executivos de publicidade descrentes, que reclamavam que os gastos na rede social não davam retorno. Na época, muitas empresas estavam usando o site para promover suas marcas nas suas próprias páginas do Facebook – […]
Para Raju Narisetti, editor-executivo digital do Wall Street Journal, os jornais que insistirem no modelo gratuito na internet, dependendo só de publicidade, não serão viáveis no longo prazo. “O futuro da nossa indústria é algum tipo de modelo híbrido”, com receitas de assinaturas e de publicidade, afirma Narisetti, que vem a São Paulo para o […]
O e-book “Como planejar uma campanha eleitoral 2.0” é um guia prático de como planejar uma campanha eleitoral 2.0 e fazer monitoramento político. Nele, é possível aprender a definir a presença online do candidato; considerar na formação da equipe de uma campanha online; monitorar as mídias sociais; como o político deve se relacionar com os […]