Obcecada pelo brilho da política e da economia, a imprensa tradicional não costuma valorizar o jornalismo utilitário; talvez devesse atentar para essa função, na luta por sua sobrevivência frente à concorrência no campo digital. No papel ou nas telinhas, os textos especializados em utilidades seguem cumprindo seu serviço, apesar da concorrência dos guias eletrônicos e […]
Edição: 739
Sexta-feira, dita santa, e um assunto extinto na mídia tradicional insistia em ressuscitar nas redes digitais, assombrando os fariseus. Trata-se daquela história do suco que virou ácido. O tema veio a público no dia 13 de março, uma quarta-feira, e no sábado seguinte – três dias depois – já havia subido aos céus da imprensa. […]
A regulação da mídia volta à pauta do Observatório da Imprensa na TV. No Reino Unido, os líderes dos três principais partidos políticos firmaram um acordo para criar um órgão regulador externo para a imprensa escrita. O projeto ainda precisa ser votado em plenário e passar pela revisão na Câmara dos Lordes – e já […]
Na quinta-feira (28/3), que para muitos brasileiros já é feriado, os chamados jornais de circulação nacional oferecem aos leitores mais um exemplo do seu trivial variado, que se torna ainda mais trivial nos períodos em que o país sai em folgas prolongadas, quando milhões de seus habitantes trocam de lugar. Teoricamente, a imprensa poderia acompanhar […]
If you’ve been following the media industry over the past year, you probably don’t need anyone to tell you the waves of disruption continue to increase in both height and frequency. The news that widespread cutbacks have caused dissatisfied readers to flee shouldn’t come as much of a surprise. But while those waves have […]
Last week, I examined why news organizations aren’t using plagiarism detection services to root out literary thieves. Technology has a role in helping prevent and detect plagiarism, but it’s by no means a panacea. Good habits and best practices can help avoid and detect plagiarism (and fabrication). The challenge is that, to my knowledge, […]
There is light and shade in a successful paid content business model. It's not as simple as turning on the paywall and counting the cash – the New York Times' hybrid model is constantly evolving, based on science and market evidence. With 640,000 digital subscriptions, it's doing something right. As Paul Smurl, VP of […]
Os jornais da quarta-feira (27/03) não trazem um tema impactante, desses capazes de mobilizar as opiniões dos leitores. Mas o conjunto das notícias forma um mosaico interessante para a análise de algumas mudanças que podem ser percebidas na relação da sociedade com a mídia tradicional. Com exceção do Globo, as manchetes destacam a aprovação do […]
Da Maratona à Terra do Fogo – Em 490 a.C., o soldado Filípides correu 40 quilómetros a pé, de Maratona a Atenas, para anunciar a vitória das forças atenienses sobre os persas. Depois, morreu. No passado dia 10 de janeiro, o jornalista norte-americano Paulo Salopek partiu da Etiópia com destino à Patagônia. Numa viagem a […]
Depois de uma quarta determinação judicial, de uma campanha realizada por milhares de ouvintes e da pressão internacional, o conselho de mídia da Hungria finalmente concedeu, há duas semanas, a licença de longo termo à estação de rádio Klubradio. Por dois anos, o conselho, que distribuiu frequências de rádio e é repleto de partidários […]
Hugo Chávez, morto no início do mês vítima de um câncer, era um dos líderes mundiais mais atuantes no Twitter. Desde que abriu sua conta no microblog, há três anos, o presidente da Venezuela mostrou-se fã desta plataforma de comunicação, publicando cerca de 12 mensagens por semana – quase todas de um aparelho de […]
Há mais de 1.000 dias o soldado norte-americano Bradley Manning está encarcerado sem julgamento nos Estados Unidos. Desde a sua prisão, em 26 de maio de 2010 no Iraque, pela divulgação de documentos secretos do Pentágono sobre operações no Iraque e no Afeganistão, Manning não passou um dia sequer fora de uma cela, com direito […]
Jornalismo e marketing são áreas que erroneamente sempre foram classificadas – e ainda são – como disciplinas opostas. De um lado teríamos o segmento que lida com informações, factuais ou não, e que procura transpassar um tipo de conteúdo para um público que sempre espera transparência, honestidade, imparcialidade e, acima de tudo, um público que […]
Na segunda-feira (18/3), a seringa assassina de Lívia Marini atacou mais uma vez. Num encontro fortuito no elevador de um hotel cinco estrelas em Istambul, Lívia livrou-se da possibilidade de ser denunciada por Rachel e aplicou-lhe a injeção letal no pescoço. A vítima, naquele exato instante, estava falando no telefone celular com a delegada Helô, […]
Depois de se afastar de atividades no governo, Michel se isola na torre do castelo da família, na região de Montaigne. No teto de sua biblioteca, grava frases em grego e latim de seus autores favoritos da Antiguidade. Passa a respirar diariamente aqueles nomes. Memoriza aqueles versos. Repete cada sentença. Comenta linha a linha aqueles […]
O último relatório The State of the News Media, realizado pelo Pew Research Center acerca do mercado de mídia dos Estados Unidos, confirma uma realidade que começou a se desenhar um pouco antes da crise, mas tem sido pouco comentada nos debates sobre a crise da impressa. Pelo sexto ano seguido, a publicidade da mídia […]
Matéria de O Globo publicada no domingo (17/3) dá conta de que redações às quais se atribuiu nota máxima no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) apresentam erros graves de português. A intenção do jornal era publicar as melhores redações do exame e, para isso, solicitou que candidatos com nota máxima enviassem seus textos. Da […]
“‘A esperança é o sonho do homem acordado’ Aristóteles, filósofo grego A semana em que se comemorou o Dia de São José foi de chuva insuficiente em solo cearense, mas de intensa cobertura pelo qual o padroeiro do Ceará é mais lembrado entre nós. De terça-feira, 19, à última sexta-feira, foram quatro manchetes consecutivas no […]
El Pew Research Center ha hecho público hoy lunes [18/3] el Estado del Periodismo 2013 en Estados Unidos. Nada nuevo bajo el sol: continúa la pendiente hacia abajo de la prensa y la radio, y la pendiente hacia arriba de los medios online. Un 39% de los consultados vieron el día anterior noticias desde un aparato móvil, […]
De uma hora para outra, o mundo inteiro ganhou milhões de vaticanistas. Milhões de pessoas se tornaram especialistas em assuntos da Igreja Católica. Esta foi a impressão que tive após o anúncio da renúncia do papa Bento 16, confirmada até agora, após a posse do papa Francisco. Para uma mídia que, nos últimos tempos, muitas […]