A tecnologia está definitivamente presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo, especialistas alertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico […]
Edição: 750
Virou prática comum organismos de imprensa de grande alcance propagarem notícias falsas, ou manipuladas, para alterar o funcionamento do mercado buscando ganhos para alguns grupos ou perdas para outros. O nome disso é crime contra a economia popular, previsto na lei 1521/51, em seu artigo 3º: “VI – provocar a alta ou baixa de preços […]
Se há vida inteligente no jornalismo, parece não estar na redação do Jornal da Band, pelo menos não a serviço de um jornalismo com o mínimo de imparcialidade e propenso à prestação de serviço público. Assumir posicionamentos claros, embora muitas empresas midiáticas prefiram escamotear suas preferências ideológicas, é salutar para um jornalismo menos contaminado pelos […]
A receita publicitária nos jornais da América Latina foi a que mais cresceu no mundo no ano passado, aponta levantamento divulgado na terça-feira (4/6) pela Associação Mundial de Jornais e Publishers. O faturamento dos veículos latinos com anúncios subiu 9,1% no ano passado e acumula alta de 37,6% desde 2008. A circulação dos jornais na […]
Quando entrei pela primeira vez na redação de A Província do Pará, já como repórter do jornal, em 6 de maio de 1966, levei comigo um caderno de anotações. Meus novos colegas me olharam como se eu fosse um estranho colegial, deslocado no cenário. O que se usava para fazer as anotações diárias eram folhas […]
Em algumas regiões se fez a imagem, o sinônimo da modernidade. Trouxe a luz da inovação pelo ar. A cultura e a riqueza dos Brasis engatinham em termos evolutivos. Abriram-se portas para as modificações das comunidades e academias. Nasce o moderno e fica entre linhas o áudio, dando lugar às telas em ação. As indumentárias […]
A Turner Broadcasting, braço de TV do grupo de mídia americano Time Warner, anuncia hoje a aquisição de uma participação minoritária no canal brasileiro Esporte Interativo (EI), que atua na internet, TV aberta e TV paga. O negócio foi fechado por um valor de R$ 80 milhões. As companhias não revelam o tamanho da participação […]
Um único best-seller pode garantir a vida de uma editora de porte médio durante um ano e até projetá-la no mercado como um jogador de peso, capaz de entrar em qualquer leilão de autores e títulos internacionais para vencer. Para um editor, é uma tentação procurar a obra que será a mina de ouro – […]
Jennifer Brown está em prantos. Ela está convertendo em arquivos digitais imagens filmadas por uma câmera no começo dos anos 2000. Nas imagens, os colegas de uma mulher comemoram sua promoção, até que o namorado dessa mulher surge do nada, fica de joelhos e a pede em casamento. Quando um grupo de transeuntes interrompe Jennifer, […]
Em julho de 2007, um helicóptero Apache trucidou uma dúzia de civis e dois jornalistas da Reuters em Bagdá. Ao ver em vídeo a razia e a chocante euforia dos agressores, o soldado Bradley Manning, analista do serviço de inteligência do Exército americano lotado na capital do Iraque, decidiu pôr a boca no trombone. Ou […]
Estruturado no Las Vegas Convention Center, nos EUA, em abril, o Brazilian Pavillon expôs produtos e serviços para TV digital que obtiveram destaque no mercado mundial. Uma excelente oportunidade para as 17 empresas brasileiras presentes na National Association of Broadcasters (NAB), uma das maiores feiras do setor eletroeletrônico, voltadas para o segmento de rádio, TV […]
O marketing pode soar lamentavelmente superficial. A linguagem do “envolvimento emocional”, dos “pontos de paixão do consumidor” e dos “principais formadores de opinião” que o setor passou a apreciar tanto é difícil de vender a executivos-sênior eternamente pressionados para gerar retornos concretos de seus investimentos em publicidade. Não é de estranhar que executivos das multinacionais […]