Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 750

Cuidado: uso excessivo de internet e celular pode viciar

A tecnologia está definitivamente presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo, especialistas alertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico […]

Notícia falsa é crime contra economia popular

Virou prática comum organismos de imprensa de grande alcance propagarem notícias falsas, ou manipuladas, para alterar o funcionamento do mercado buscando ganhos para alguns grupos ou perdas para outros. O nome disso é crime contra a economia popular, previsto na lei 1521/51, em seu artigo 3º: “VI – provocar a alta ou baixa de preços […]

Um produto a serviço dos produtores

Se há vida inteligente no jornalismo, parece não estar na redação do Jornal da Band, pelo menos não a serviço de um jornalismo com o mínimo de imparcialidade e propenso à prestação de serviço público. Assumir posicionamentos claros, embora muitas empresas midiáticas prefiram escamotear suas preferências ideológicas, é salutar para um jornalismo menos contaminado pelos […]

Jornais latinos lideram alta de venda de anúncio

A receita publicitária nos jornais da América Latina foi a que mais cresceu no mundo no ano passado, aponta levantamento divulgado na terça-feira (4/6) pela Associação Mundial de Jornais e Publishers. O faturamento dos veículos latinos com anúncios subiu 9,1% no ano passado e acumula alta de 37,6% desde 2008. A circulação dos jornais na […]

A experiência em ‘high definition’

Em algumas regiões se fez a imagem, o sinônimo da modernidade. Trouxe a luz da inovação pelo ar. A cultura e a riqueza dos Brasis engatinham em termos evolutivos. Abriram-se portas para as modificações das comunidades e academias. Nasce o moderno e fica entre linhas o áudio, dando lugar às telas em ação. As indumentárias […]

Turner compra participação em canal brasileiro

A Turner Broadcasting, braço de TV do grupo de mídia americano Time Warner, anuncia hoje a aquisição de uma participação minoritária no canal brasileiro Esporte Interativo (EI), que atua na internet, TV aberta e TV paga. O negócio foi fechado por um valor de R$ 80 milhões. As companhias não revelam o tamanho da participação […]

Uma família entre livros

Um único best-seller pode garantir a vida de uma editora de porte médio durante um ano e até projetá-la no mercado como um jogador de peso, capaz de entrar em qualquer leilão de autores e títulos internacionais para vencer. Para um editor, é uma tentação procurar a obra que será a mina de ouro – […]

Mídias antigas migram para a nuvem

Jennifer Brown está em prantos. Ela está convertendo em arquivos digitais imagens filmadas por uma câmera no começo dos anos 2000. Nas imagens, os colegas de uma mulher comemoram sua promoção, até que o namorado dessa mulher surge do nada, fica de joelhos e a pede em casamento. Quando um grupo de transeuntes interrompe Jennifer, […]

O Dreyfus digital

Em julho de 2007, um helicóptero Apache trucidou uma dúzia de civis e dois jornalistas da Reuters em Bagdá. Ao ver em vídeo a razia e a chocante euforia dos agressores, o soldado Bradley Manning, analista do serviço de inteligência do Exército americano lotado na capital do Iraque, decidiu pôr a boca no trombone. Ou […]

Inovações para TV ganham mercado internacional

Estruturado no Las Vegas Convention Center, nos EUA, em abril, o Brazilian Pavillon expôs produtos e serviços para TV digital que obtiveram destaque no mercado mundial. Uma excelente oportunidade para as 17 empresas brasileiras presentes na National Association of Broadcasters (NAB), uma das maiores feiras do setor eletroeletrônico, voltadas para o segmento de rádio, TV […]

A difícil missão de transmitir o significado emocional das marcas

O marketing pode soar lamentavelmente superficial. A linguagem do “envolvimento emocional”, dos “pontos de paixão do consumidor” e dos “principais formadores de opinião” que o setor passou a apreciar tanto é difícil de vender a executivos-sênior eternamente pressionados para gerar retornos concretos de seus investimentos em publicidade. Não é de estranhar que executivos das multinacionais […]