Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 754

A mídia perde o bonde

À margem dos comentários provocados pelos últimos acontecimentos em todo o país, que, apesar de redundantes, atingiram a mídia internacional, pode-se chegar a uma constatação periférica. As manifestações e reivindicações que o povo, principalmente os jovens, levou para as ruas e praças foram criadas e operadas pelas redes sociais, que podem ser comparadas aos icebergs: […]

Pesquisas e análises sobre jornalismo

O European Journalism Observatory (EJO) dissemina pesquisas e análises sobre jornalismo e indústria midiática global. Além disso, promove o diálogo entre pesquisadores e jornalistas. Tem como objetivo melhorar a qualidade do jornalismo, contribuir para uma maior compreensão da mídia e promover a liberdade de imprensa e sua credibilidade. A equipe do site é formada por […]

Como os EUA espionam a rede

Enquanto Edward Snowden, o ex-analista da CIA e NSA, busca asilo em Moscou ou uma rota para deixar a Rússia, a bomba que soltou segue confusa. Sua denúncia diz que a Agência Nacional de Segurança americana (em inglês, NSA) espiona as conversas de muita gente na internet. Mas pouca coisa sobre o que realmente é […]

Magnata da internet sacode a França

O empresário da internet Xavier Niel concluiu só o ensino médio num subúrbio proletário de Paris. Hoje, ele ataca frontalmente as classes estabelecidas do país e a elite empresarial egressa de um punhado de grandes écoles – instituições educacionais francesas de grande prestígio. Niel acumulou um patrimônio líquido que foi estimado em março pela Forbes […]

Tribune compra 19 estações de TV locais nos EUA

O conglomerado de mídia Tribune disse na segunda-feira (1/7) que irá adquirir 19 estações de televisão da Local TV Holdings por US$ 2,73 bilhões em dinheiro, tornando-se a maior emissora de TV nos Estados Unidos. A compra da empresa de private equity Oak Hill Capital Partners, de Nova York, é outro passo do Tribune, editor […]

Começou a verdadeira guerra da mídia

Estourou a guerra Google x Globo. Desde meados dos anos 2000 estava claro, para os grandes grupos de mídia, que o grande adversário seriam as redes sociais. Rupert Murdoch, o precursor, deu a fórmula inicial na qual se espelharam grupos de mídia em países periféricos. Adquiriu jornais em vários países e fez a aposta maior […]