Ao longo do tempo todos, especialmente os jornalistas, consideraram sob risco de vida quem estivesse ameaçado de morte por acidente. O manual do politicamente correto, dentre outras estultices supostamente valorizadoras da língua nacional, impôs o tratamento de presidenta a Dilma Rousseff, a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Brasil, E passou a […]
Edição: 811
Acostumado a colocar doses de realidade em suas obras de ficção, Jorge Furtado agora trabalha o contrário. Em “O mercado de notícias”, seu primeiro documentário propriamente dito, em cartaz no Rio, São Paulo e outras capitais, o cineasta gaúcho analisa o jornalismo brasileiro, usando como pauta cenas de uma peça homônima escrita pelo dramaturgo inglês […]
A compra da GVT pela Telefónica da Espanha, se aprovada, poderá criar forte concentração de mercado nos serviços de banda larga e telefonia fixa no Estado de São Paulo e, eventualmente, em algumas regiões do Brasil onde as redes da Telefônica Vivo e da GVT forem coincidentes. A Telefônica, que já é dominante no Estado, […]
Venho acompanhando com interesse o Observatório da Imprensa. Desde o começo. Até apoiei no comecinho, com hospedagem em servidor. Me surpreenderam, desagradavelmente, dois artigos da última edição. Ou melhor, o segundo. A impressão que se tem é que o Observatório, como muitos jornais, resolveu colocar lado a lado duas “narrativas”. Caindo na solução fácil de […]
O revival da década de 1970 é um dos pontos fortes de Boogie Oogie, trama do moçambicano Rui Vilhena que traz de volta o fervilhar das danceterias que agitaram um dos decênios mais animados da história. Se, do ponto de vista político, o Brasil vivia e sobrevivia sob a égide de uma ditadura, a TV […]
A rede de internet do Palácio do Planalto foi usada para fazer alterações nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão, colunista do GLOBO, e Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e Rede Globo, na Wikipédia, com o objetivo de criticá-los. O IP 200.181.15.10, da Presidência da República, foi usado na enciclopédia colaborativa virtual para fazer alterações em […]
Avaliações acerca das novas competências que cabem ao jornalismo pipocam por todos os lados. Profissionais e especialistas de diferentes áreas já direcionam olhares cada vez mais focados na ideia de que o jornalismo é imutável em seus preceitos básicos, mas que necessita urgentemente de certa “incrementação” à profissão. Dados e ciência cognitiva são bons exemplos […]
A Gannett é a mais recente companhia de mídia norte-americana a promover a cisão de sua divisão editorial, separando-a das operações de mídia eletrônica e digitais. A companhia, que controla o jornal “USA Today”, anunciou também que adquiriria os 73% do site cars.com que ainda não controla, por US$ 1,8 bilhão em dinheiro, dobrando o […]
O Brasil é o seu principal mercado, e a Telefónica quer que continue sendo. Com a desvalorização do real, as margens se estreitaram, e duas de suas três principais concorrentes –Oi e TIM Brasil– se encontram com problemas, por isso este é o momento propício para se reforçar. O segmento que apresenta maior capacidade de crescimento é […]
Estando próximo ao período eleitoral, a apresentação de números referentes à pesquisa realizada por tal ou qual instituto deixa a sensação de uma desesperada busca pela certeza. Assim, quando se divulga que o candidato de sua predileção está atrás da preferência eleitoral, resta a esperança – leia-se, torcida – de sua futura superação. Os mais […]
Programas de TVde mau gosto extremado, comandados por profissionais de mídia despreparados e sem qualquer capacidade de construir uma análise ética dos fatos, são apresentados ao público brasileiro diariamente, fomentando uma onda de ódio cada vez maior. Eles utilizam chavões relacionados à liberdade de expressão e buscam inserir-se entre os comportamentos tidos como democráticos, sendo […]