A inclusão dos meios digitais na medição do índice de leitura de jornais e o lançamento de duas ferramentas que facilitam a relação das publicações com agências de publicidade e anunciantes foram recebidos como uma “virada” de posicionamento da Associação Nacionais de Jornais (ANJ) perante o mercado. “É um momento histórico para essa indústria”, disse […]
Edição: 813
Não temos como esconder: ficamos surpresos ao ler o texto “O jogo dos erros“, assinado por dois indigenistas e publicado no Observatório da Imprensa, sobre a reportagem “Terra contestada”, do Diário Catarinense. Não por se tratar de crítica, mas pelas falhas que foram apontadas. Na primeira delas eles afirmam que há um erro grotesco na […]
Era um agosto assim, quase todo de dias luminosos, porém mais quentes no Rio. Exausto, mal começava a dormir no início da manhã, quando ouvi a clarinada de um “Repórter Esso” fora de hora. Foi só o tempo de tatear o botão do rádio para ouvir a frase dura e aguda como um punhal: “O […]
Reportagens que apresentam soluções para resolver uma questão costumam ser mais compartilhadas entre amigos do que aquelas que apenas apresentam o problema, concluiu um estudo conduzido pelo projeto Engaging News Project, da Universidade do Texas em Austin, em parceria com a organização Solutions Journalism Network. Esse tipo de reportagem, que tem sido chamado de “jornalismo […]
Desde que cheguei à redação do Times, há dois anos, observei amplas mudanças. A revolução digital golpeou os negócios jornalísticos como um furacão devastador. Em meio a uma luta louca, o Times vem fazendo os ajustes necessários tão bem ou melhor que a maioria das empresas de mídia tradicionais. Um dos lugares em que as […]