Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 815

O filósofo falou, o filósofo disse

Os jornais do fim de semana e da segunda-feira (15/9) estão prenhes de análises, declarações e profecias a respeito do Brasil que vai acordar depois das eleições deste ano. Também se pode ler, é verdade, uma ou outra tentativa de convencer o eleitorado a não fazer o que parece estar fazendo: abandonar a candidatura do […]

Cuspindo no prato

Uma página inteira do jornal O Estado de S. Paulo traça, na edição de sexta-feira (12/9), um perfil malicioso da educadora e socióloga Maria Alice Setubal, conhecida como Neca Setubal, acionista do Banco Itaú e coordenadora da campanha da ex-ministra Marina Silva à Presidência da República. As três faces da personagem estão presentes na reportagem, […]

Jornalistas na mira do terror

A decapitação dos dois jornalistas americanos sequestrados pelas mílicias do Estado Islâmico nos aproxima dramaticamente do 11 de Setembro de 2001, com o massacre de cerca de três mil pessoas nas Torres Gêmeas no coração de Nova York. Quanto mais avançamos para entender a história, mais precisamos retornar ao passado. E quanto mais fugimos da […]

Jornal japonês se desculpa por cobertura falha de Fukushima

O Asahi Shimbun, segundo maior diário do Japão, publicou na quinta-feira [11/9] uma retratação em uma grande reportagem sobre o acidente na usina nuclear de Fukushima depois de receber diversas críticas de outras organizações de mídia. Em março de 2011, o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão danificaram os reatores da usina, o […]

Uma imprensa sem jornalismo

Já se disse neste Observatório que não existe mais uma relação orgânica entre imprensa e jornalismo no Brasil. Alguns comentaristas que se manifestam sobre os temas propostos pelo observador neste espaço, entre eles acadêmicos portadores de currículos respeitáveis, consideram exagerada, ou no mínimo controversa essa afirmação. Mas a ruptura entre a mídia tradicional, como instituição, […]

Vítimas de abusos da imprensa criticam novo órgão regulador

Em carta a Sir Alan Moses, presidente do Ipso, novo órgão regulador da imprensa britânica, 30 vítimas de abusos de veículos jornalísticos disseram não acreditar que o órgão fará qualquer diferença prática. O Ipso (Independent Press Standards Organisation, ou Organização Independente de Padrões da Imprensa), que substitui oficialmente a Press Complaints Commission, partiu de uma […]

A reboque dos marqueteiros

A imprensa brasileira é frágil: seu ponto mais vulnerável é o fascínio que muitos jornalistas sentem pelo poder, aquela sensação de potência produzida pela proximidade com o brilho dos salões oficiais. Essa fragilidade se agrava nas temporadas de reprodução dos votos, quando os detentores do poder político precisam se expor ao escrutínio público – e […]

Precisamos ver tudo?

É fato que a internet e as novas tecnologias proporcionaram ao jornalismo um novo horizonte, com a pluralidade de vozes e um aumento em nível exponencial da diversidade de fontes que deram mais agilidade à divulgação das notícias e propiciaram ao leitor mais elementos para que ele próprio reconstrua um fato noticiado. A quantidade de […]

Capa que fala muito, mas pode não ouvir nada

O recente depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa tem potencial para ganhar o mesmo espaço que a entrevista de Roberto Jefferson teve em junho de 2005, quando trouxe à tona o esquema do “mensalão”. Nos últimos dias, as editorias políticas dos principais jornais e revistas do país têm dado um espaço considerável à […]

O publieditorial que funciona!

O informe-publicitário é um formato complicado. Começa pelo nome, que vive mudando. Chamava informe-publicitário lá atrás, quando era usado principalmente nas campanhas de marketing direto: páginas horrorosas falando das 73 utilidades daquele processador de frutas que não é apenas isso, mas também lava, passa e se limpa sozinho. Depois, virou “publieditorial” e, mais recentemente, “advertorial”. […]

Educomunicação abre possibilidades para jornalistas

A educomunicação é um novo campo de intervenção social que pode agregar todos os profissionais que pretendem entender a educação formal, informal e não formal dentro do ecossistema comunicativo. Entendendo ecossistema comunicativo como o espaço abstrato de interação no qual ocorre a prática comunicativa, isto é, o entorno educacional em que as pessoas estão envoltas. […]

Novo olhar sobre as mudanças climáticas

É com grande alegria que a Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, da Rede CLIMA, anuncia o lançamento da revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte e de sua primeira chamada para publicações de artigos, resenhas, produções artísticas e culturais.  ClimaCom aposta em outras possibilidades de comunicar com as mudanças climáticas. A revista é formada por três seções […]

Imprensa à bolivariana

Sob as ditaduras que comandaram a América Latina no século 20, foram vários os casos de empastelamento de jornais críticos ao regime de plantão. A truculência física contra a imprensa ficou no passado, mas, no presente, governos da escola bolivariana abusam do poder econômico e político para alcançar objetivos parecidos. O caso mais recente foi […]

Ecos da cobertura midiática

Quem ligou o canal de televisão a cabo Globonews no início da madrugada de domingo (7/9) deve ter se surpreendido. Com três jornalistas fazendo comentários, mais parecia um espaço eleitoral da candidata Marina Silva do que um programa jornalístico propriamente dito. Em determinado momento, as jornalistas passaram a fazer projeções e garantiam que o depoimento […]

A necessidade de mecanismos de participação e controle social

Não é possível avançar em questões de fundo social no Brasil sem enxergarmos a democratização da comunicação enquanto bandeira fundamental. Ou seja, lutas legítimas e necessárias, como a reforma urbana, o combate ao machismo e a garantia de empoderamento das mulheres nas dimensões política e econômica, a descriminalização dos movimentos sociais e a demarcação de […]

O conto do horário premiado

Cerca de 30 milhões de pessoas estão vendo o horário eleitoral na TV aberta, informa o Ibope. Mas quase metade diz que vê “sem nenhum interesse”, um terço diz que tem “um pouco” de interesse, e só 20%, cerca de seis milhões de eleitores, entre uma garfada e outra, estão prestando alguma atenção às pirotecnias […]

Novos jornalistas: para entender o jornalismo hoje

O e-book “Novos Jornalistas – Para Entender o Jornalismo Hoje” é uma coletânea de textos realizada de maneira colaborativa, licenciada em creative commons e disponibilizada para download gratuito. A obra reúne 38 textos de profissionais da mídia brasileira (jornalistas e não jornalistas),  que discorrem de maneira leve sobre as novas habilidades que os profissionais de […]

Guerra contra a imprensa

A asfixia econômica a que estão submetidos os meios de comunicação independentes no Equador fechou as portas de um dos maiores jornais do país, o Hoy. É o mais recente episódio da guerra que o presidente Rafael Correa trava contra a imprensa local, cujo objetivo não é apenas calar os críticos, mas sim, principalmente, conquistar […]

O marketing na eleição

Liberada a campanha eleitoral, parece-me mais que foi aberta a temporada de caça ao eleitor. Para todos os lados, na rua, no rádio, na televisão, aparecem caras e vozes cuidadosamente trabalhadas de candidatos aos diferentes cargos. Mais do que isso, mensagens primorosamente elaboradas por profissionais de publicidade, os conhecidos marqueteiros, capazes de convencer até granjeiros […]

Os presidenciáveis e a comunicação

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) divulgou documento com propostas para o setor de comunicações aos candidatos à Presidência da República. A proposta se apoia em 20 itens que o coletivo de entidades considera prioritárias para democratizar e fortalecer a área, e que compõem uma agenda do FNDC. >> Veja aqui.