A assessoria de imprensa do Ibope faz reparos ao comentário produzido neste Observatório na última segunda-feira (6/10). Sob o título “A pesquisa desmoralizada”, o observador registrava a corrida dos dois institutos de pesquisa mais acreditados pela imprensa na tentativa de aproximar suas previsões da realidade mostrada pelas urnas. Claramente, a análise das intenções de voto […]
Edição: 819
Mesmo que daqui a poucas horas a candidata derrotada Marina Silva (PSB) venha a declarar seu apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial, o jornalismo já colheu novo vexame com a precipitação de dar como certo o anúncio da ex-senadora até a quinta-feira (9/10). O endosso ao senador não ocorreu, embora […]
Nas manchetes, a drástica divisão do país com o empate técnico entre os candidatos majoritários. Nos palanques, uma fúria da qual não escapa a chefe da nação (teoricamente a presidente, ou presidenta, de todos os brasileiros, correligionários ou não). Quase escondida – sem holofotes, órfã de entusiasmos – a distante quimera que se converte em […]
Encerra-se a primeira das três semanas cruciais para a imprensa brasileira. Nesta sexta-feira (10/10), as manchetes dos diários de papel são uma reprodução fiel do Jornal Nacional apresentado pela TV Globo na véspera: ali está aberta a agenda que a mídia oposicionista quer ver cumprida até o dia 26. Depois disso, seja qual for o […]
São tremendos os desafios da era digital colocados diante dos responsáveis pela mídia gutenberguiana. Ela está deixando de ser o suporte principal de notícias, análises, comentários, opiniões. Trata-se de um processo que ocorre mais ou menos rapidamente segundo o país, a região, a classe socioeconômica, a educação, a cultura (conceito que inclui as técnicas) etc. […]
A lei seca nos Estados Unidos desenvolveu as máfias, estimulou a corrupção policial e não acabou com o alcoolismo. A criminalização do aborto no Brasil é a responsável direta pela morte de uma mulher a cada dois dias em clínicas clandestinas ou “consultórios” improvisados. Por ano calcula-se que no Brasil praticam-se de 800 mil a […]
Começa na quinta-feira (9/10) um teste definitivo para a mídia tradicional do Brasil. Agora que a alternativa Marina Silva foi descartada, os principais grupos empresariais de comunicação estarão em confronto aberto com o Partido dos Trabalhadores, que controla há doze anos o poder central. O cenário é o da eleição presidencial em segundo turno, no […]
O Twitter, maior plataforma de microblogging do mundo, abriu processo contra o governo dos EUA pelo direito de revelar a seus usuários todas as solicitações governamentais ligadas a questões de segurança nacional. O Twitter alega que as restrições do Departamento de Justiça a respeito do que a empresa pode dizer publicamente quando é solicitada a […]
Há um mito generalizado segundo o qual a imprensa faz a narrativa dos fatos mais relevantes de seu tempo. Essa crença ainda sustenta o poder de influência que tem os profissionais de jornalismo a serviço das empresas de comunicação hegemônicas, e de certa forma explica o fato de a mídia tradicional ainda controlar quase toda […]
O tabloide britânico The Sun deixou de lado, pelo menos por um dia, o sensacionalismo para dar destaque a uma campanha contra o Estado Islâmico. Na edição de quarta-feira [8/10], o jornal faz um apelo para que os britânicos – independente de sua fé – se unam para “derrotar os fanáticos” do grupo terrorista. No […]
De um lado, presenciamos uma inevitável crise da imprensa escrita em escala global, causada, entre tantos fatores, pela mudança geracional entre os leitores de jornais nas últimas quatro décadas e pela inércia das próprias redações em se adequar às novas tendências do mercado editorial – convergência digital, transmidiação. O que, segundo Phillip Meyer (Os jornais […]
Desconstrução virou a palavra da moda. Foi muito utilizada para criticar a propaganda negativa do PT contra a candidatura Marina Silva. Como ando muito de táxi, acompanho diariamente as atividades de uma outra fábrica de desconstrução, bem mais antiga e poderosa, que não está no radar dos nossos analistas e da qual quase ninguém fala. […]
Completada a primeira fase do processo de escolha de novos chefes de governo (estaduais e federal) assim como dos respectivos legisladores, já é possível discernir alguns itens a serem incorporados a um debate sobre a desejada reforma eleitoral. O chamado “horário eleitoral gratuito” instituído em 1965, no primeiro ano da ditadura militar, exige atualizações, sobretudo […]
Na expectativa das alianças que irão recompor as forças partidárias para o segundo turno da eleição presidencial, os jornais apresentam aos leitores um jogo de adivinhações que tenta dissimular suas preferências políticas. Daqui para a frente, seja qual for o movimento das peças, tudo será levado ao propósito maior da mídia tradicional, que é recompor […]
Um esplêndido conto de ficção científica mostrava como seria travada uma guerra no futuro. Um foguete era disparado contra o inimigo; no instante seguinte, as fábricas totalmente automáticas produziam um foguete de reposição. Os fornecedores de matérias-primas, automaticamente, também enviavam o material necessário para a continuidade da produção. Equipamentos computadorizados, sozinhos, extraíam os minérios, faziam […]
O escritor Jonathan Franzen considera que é impossível escrever um bom romance usando um computador conectado à internet. Por isso trabalha com uma máquina da marca Dell da qual arrancou o adaptador wireless. Além disso, para se proteger de todas as tentações, tampou com uma cola todos os buracos do computador por onde poderia conectar um cabo de internet. O […]
Depois da digitalização das redações, os jornais começam a investir na chamada “extensão de marca”, com o lançamento de produtos e serviços além da notícia para incrementar suas receitas. Uma estratégia que no americano “The New York Times” começou a ser posta em prática há pelo menos três anos, com a venda de fotografias para […]
O Estado Islâmico pratica a barbárie medieval na Síria e no Iraque, mas suas operações globais de mídia são dignas do século 21. O grupo é ativo nas mídias sociais, tem panfletos, revistas semanais ilustradas, outdoors, camisetas, bonés e até escritórios de propaganda na Síria e no Iraque. O Estado Islâmico também expandiu a máquina […]
Vinte meses após tomar posse em seu cargo, Jeff Zucker – presidente da CNN Worldwide – ainda tenta definir qual o lugar da CNN num mundo de informação em tempo real ilimitado. Ele vem demitindo jornalistas e cortando despesas ao mesmo tempo em que tenta manter a relevância na era digital de um canal que […]
Será a luta entre as editoras tradicionais e a Amazon “o fim do mundo tal qual o conhecemos”, nas palavras da antiga música da banda REM? Um agente literário proeminente declara que “se a Amazon não for detida, vamos enfrentar o fim da cultura literária nos Estados Unidos”. Um famoso autor menciona “censura” e diz […]