Monday, 24 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

Edição: 823

Mediação versus ancoragem

A Folha de S.Paulo publicou no domingo (9/11) uma curiosa análise sobre o papel da mídia tradicional nas redes sociais (ver aqui).O levantamento foi feito entre os dias 19 e 28 de outubro, quando a disputa eleitoral era levada ao fundo do poço, em grande parte por conta de ações da própria imprensa, e consistiu […]

É a direita, estúpido

Criada em 1992 por James Carville, estrategista da campanha de Bill Clinton, a expressão “It’s the economy, stupid” servia como lema interno dos apoiadores do quase desconhecido candidato democrata que enfrentava o presidente republicano George H. W. Bush responsabilizado pela recessão daqueles tempos. Deu certo: o apelo logo se tornou slogan da campanha que levou […]

Jornalistas e ‘marronzinhos’ na imprensa

A semana que se encerra marcou uma mudança interessante na agenda da imprensa brasileira: reduziu-se o predomínio do tema corrupção, houve uma tentativa de emplacar na temática geral uma suposta tendência do governo petista para o estilo bolivariano de fazer política e, lentamente, equilibra-se o noticiário sobre economia. O leitor e a leitora educados na […]

A miséria da imprensa e o menino diferenciado

Os jornais de quinta-feira (6/11) destacam os números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) segundo os quais a miséria deixou de cair no Brasil entre 2012 e 2013. O assunto está nas primeiras páginas, mas é manchete apenas no Globo.Diz o seguinte: “Número de brasileiros na extrema pobreza aumenta”. Na linha fina, logo abaixo, […]

Jill Abramson planeja abrir startup de jornalismo

Jill Abramson, a ex-editora-executiva do New York Times demitida em maio, pretende abrir uma startup de jornalismo. Ela tem dado aulas de jornalismo em Harvard e já vinha falando sobre a possibilidade de entrar em um novo projeto em parceria com o jornalista e empresário Steven Brill, criador da Court TV. Jill tocou no assunto […]

Educação, problemas e desafios

“Ressaca eleitoral” é como a mídia está designando o rescaldo do noticiário das eleições. Ressaca é um mal-estar curável, passageiro, de fácil prevenção – basta amenizar excessos e evitar repetições. O que não estamos vendo na grande imprensa – nela incluídas a mídia eletrônica e digital – são as imersões nos problemas que afloraram nos […]

É preciso dar um basta

No domingo, 2 de novembro, celebra-se o Dia Internacional contra a Impunidade de Crimes contra Jornalistas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2013, e marca um ano do assassinato dos jornalistas Ghislaine Dupont e Claude Verlon, em Kidal, no Mali, em 2013. A Federação Nacional dos […]

A mídia muito além da irresponsabilidade

As eleições não findaram com a reeleição da atual presidente da República, no último dia 26 de outubro. Pelo menos no universo particular da mídia corporativa brasileira, e em especial nos discursos, análises categóricas, supostas evidências, predições do caos e simulacro de jornalismo. Alguém precisa dizer, em português do Brasil, às empresas de comunicação e […]

O jornalismo impressionista

A observação crítica da imprensa brasileira ajuda a compreender certos meandros da política nacional que a narrativa jornalística não consegue descrever ou não tenciona explicitar. É como olhar um quadro impressionista: de longe, ou de média distância, as cores vibrantes revelam o universo intenso que o pintor pretendeu mostrar; de perto, o que se vê […]

Aposta nos clássicos

Ao fechar os números de sua participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo deste ano, a editora Zahar teve uma surpresa: os clássicos correspondiam a 60% de suas vendas, o triplo dos cerca de 20% que representam no habitual faturamento da casa. São números que comprovam que obras de escritores como Émile Zola […]

Hora de desbloquear

Acabou. E, agora que acabou, é hora de rever as inimizades. Tanta gente, tanto tempo, falando de limpar a linha do tempo nas redes, bloquear uns e outros. O alívio de viver em um mundo no qual todos concordam. Passou. Salpicar uma discordância aqui e ali é bom. Hora, pois, de desbloquear, reatar relações virtuais. […]

Assessoria de imprensa em tempos sem internet

Um dos momentos mais divertidos na minha agência ou nas aulas para alunos de comunicação é quando começo a contar como fazia assessoria de imprensa em tempos sem a internet. Isso porque a atual geração de comunicólogos sequer imagina um mundo sem uma confirmação de recebimento de e-mails ou mesmo troca de mensagens via skype. […]

Argentinos querem ‘importar’ debate eleitoral na TV

Os debates na TV tornaram-se tão importantes no Brasil que ajudaram a definir o voto de muitos indecisos poucos dias antes do segundo turno presidencial. Na Argentina, isso seria impossível. Não há debates eleitorais no país. Mas a ideia começa a despertar curiosidade. O interesse é tanto que analistas, empresários e economistas reuniram-se ontem [quinta, […]

YouTube analisa cobrança de assinaturas

O YouTube analisa a possibilidade de lançar um sistema de assinatura em que o usuário pagaria uma taxa mensal para assistir a vídeos sem a presença de anúncios publicitários. O projeto é tocado por Susan Wojcicki, executiva do Google que passou anos no setor de publicidade da empresa e assumiu o comando do YouTube no […]

Sete autores revelam os livros mais importantes em suas vidas

No Dia Nacional do Livro, sete autores nacionais respondem uma pergunta considerada por muitos um impasse: “Qual foi o livro nacional mais marcante em sua vida?”. As respostas de Thalita Rebouças, Laurentino Gomes, Bernardo Kucinski, Antônio Torres, Luisa Geisler, Raphael Montes, Clarice Freire foram tão diversas quanto a literatura brasileira e vão desde de a […]

Facebook duplica lucro

O Facebook encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de 806 milhões de dólares (1,98 bilhão de reais), quase o dobro dos ganhos registrados no mesmo período do ano passado. Com o resultado, a rede social comandada por Mark Zuckerberg mantém o ritmo positivo, com um lucro de 2,24 bilhões de dólares (5,5 bilhões de reais) nos […]

Desafios em tempos difíceis

A tempestade perfeita anuncia-se para nossos veículos de comunicação. Alguns ventos são desafios recorrentes e já fazem parte do dia-a-dia do negócio: ** produzir e entregar conteúdos atraentes, o que significa investir mais e mais em tecnologia e pessoas; ** atrair e fidelizar públicos para esses conteúdos; ** financiar a produção desses conteúdos; ** alcançar […]

Novo cenário começa a ganhar forma

A consolidação do setor de telefonia continua avançando, de acordo com os últimos movimentos das empresas. O BTG Pactual, contratado pela Oi, está próximo de finalizar a proposta pela TIM Brasil, que será encaminhada à Telecom Italia. O Valor apurou que a TIM deve ser avaliada em R$ 37,5 bilhões, o equivalente a um prêmio de 25% […]