Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 823

Mediação versus ancoragem

A Folha de S.Paulo publicou no domingo (9/11) uma curiosa análise sobre o papel da mídia tradicional nas redes sociais (ver aqui).O levantamento foi feito entre os dias 19 e 28 de outubro, quando a disputa eleitoral era levada ao fundo do poço, em grande parte por conta de ações da própria imprensa, e consistiu […]

É a direita, estúpido

Criada em 1992 por James Carville, estrategista da campanha de Bill Clinton, a expressão “It’s the economy, stupid” servia como lema interno dos apoiadores do quase desconhecido candidato democrata que enfrentava o presidente republicano George H. W. Bush responsabilizado pela recessão daqueles tempos. Deu certo: o apelo logo se tornou slogan da campanha que levou […]

Jornalistas e ‘marronzinhos’ na imprensa

A semana que se encerra marcou uma mudança interessante na agenda da imprensa brasileira: reduziu-se o predomínio do tema corrupção, houve uma tentativa de emplacar na temática geral uma suposta tendência do governo petista para o estilo bolivariano de fazer política e, lentamente, equilibra-se o noticiário sobre economia. O leitor e a leitora educados na […]

Educação, problemas e desafios

“Ressaca eleitoral” é como a mídia está designando o rescaldo do noticiário das eleições. Ressaca é um mal-estar curável, passageiro, de fácil prevenção – basta amenizar excessos e evitar repetições. O que não estamos vendo na grande imprensa – nela incluídas a mídia eletrônica e digital – são as imersões nos problemas que afloraram nos […]

A miséria da imprensa e o menino diferenciado

Os jornais de quinta-feira (6/11) destacam os números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) segundo os quais a miséria deixou de cair no Brasil entre 2012 e 2013. O assunto está nas primeiras páginas, mas é manchete apenas no Globo.Diz o seguinte: “Número de brasileiros na extrema pobreza aumenta”. Na linha fina, logo abaixo, […]

Jill Abramson planeja abrir startup de jornalismo

Jill Abramson, a ex-editora-executiva do New York Times demitida em maio, pretende abrir uma startup de jornalismo. Ela tem dado aulas de jornalismo em Harvard e já vinha falando sobre a possibilidade de entrar em um novo projeto em parceria com o jornalista e empresário Steven Brill, criador da Court TV. Jill tocou no assunto […]

É preciso dar um basta

No domingo, 2 de novembro, celebra-se o Dia Internacional contra a Impunidade de Crimes contra Jornalistas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2013, e marca um ano do assassinato dos jornalistas Ghislaine Dupont e Claude Verlon, em Kidal, no Mali, em 2013. A Federação Nacional dos […]

A mídia muito além da irresponsabilidade

As eleições não findaram com a reeleição da atual presidente da República, no último dia 26 de outubro. Pelo menos no universo particular da mídia corporativa brasileira, e em especial nos discursos, análises categóricas, supostas evidências, predições do caos e simulacro de jornalismo. Alguém precisa dizer, em português do Brasil, às empresas de comunicação e […]

O jornalismo impressionista

A observação crítica da imprensa brasileira ajuda a compreender certos meandros da política nacional que a narrativa jornalística não consegue descrever ou não tenciona explicitar. É como olhar um quadro impressionista: de longe, ou de média distância, as cores vibrantes revelam o universo intenso que o pintor pretendeu mostrar; de perto, o que se vê […]

Semanário multado por comparar ministra a macaco

O semanário francês de extrema direita “Minute” foi condenado nesta quinta-feira [30/10] a pagar uma multa de 10 mil euros (cerca de R$ 30 mil) por comparar a ministra da Justiça, Christiane Taubira, nascida na Guiana Francesa, a um macaco. Na capa de sua edição de 13 de novembro de 2013, o periódico publicou uma […]

Da mentira ao caos

A revista Veja esteve próxima de concretizar mais um golpe eleitoral. Desta feita, rompeu todos os limites: os de sua moribunda credibilidade e o do bom senso do eleitorado. Mas não estava sozinha; ao derredor do lamaceiro criado pela principal publicação do Grupo Abril havia também a atenciosa TV Globo, aquela que cumpriria papel fundamental, […]

WhatsApp, o novo cabo eleitoral

As eleições 2014 estabeleceram algumas marcas. Só na corrida presidencial, entraram para a história os ataques verbais dos debates (entre candidatos e entre eleitores), a diminuta diferença de votos entre Dilma Rousseff e Aécio Neves e o número de reviravoltas nas pesquisas de intenção de voto até o desenlace final no dia 26. Nas redes […]

CPJ alerta para impunidade em crimes contra jornalistas

Pelo menos 370 jornalistas foram assassinados na última década em retaliação direta a seu trabalho, e 90% dos criminosos não foram punidos, de acordo com as estatísticas do Comitê para a Proteção dos Jornalistas em seu relatório sobre impunidade a crimes cometidos contra profissionais de imprensa. “A falta de justiça em centenas de assassinatos de […]

A Venezuela não é aqui

A mídia tradicional do Brasil está relegando a segundo plano a pauta da corrupção, que predominou durante a campanha eleitoral no rastro de reportagens, declarações, vazamentos e alguma ficção maquinada para alimentar debates e propaganda política. A nova palavra de ordem da agenda que os jornais tentam impor ao campo político é: “bolivarianismo”. A expressão […]

Dez rostos para lutar contra o esquecimento

En el marco de su campaña #Fightimpunity, con ocasión del Día Internacional para poner fin a la Impunidad de los Crímenes contra Periodistas, Reporteros sin Fronteras (RSF) denuncia diez casos de impunidad simbólicos. De esta manera, RSF busca movilizar al público en general y aumentar la presión ejercida sobre las autoridades para que hagan que […]

A derrota da farsa jornalística

Quando escolhi fazer Jornalismo, aos 17 anos de idade, ainda cursava o técnico de Publicidade e Propaganda. Desde cedo vi que comunicação era a minha praia. Sempre gostei do processo envolvendo o ato de alguém passar uma ideia a outra pessoa, sob as mais diferentes formas – texto, imagem, ilustração, jingle e por aí vai. […]

Paul Godfrey: a evolução do magnata da mídia canadense

O mais novo magnata da mídia canadense gosta de dizer que sua carreira foi construída não com inteligência, mas com sorte. “Minha mãe me dizia quando criança: ‘quando você tiver que escolher entre esperteza e sorte, escolha sorte’”, disse Paul Godfrey, chefe-executivo da Postmedia Network, que controla dezenas de jornais locais canadenses e acaba de […]

‘Estamos perplexos’

Os aspectos obscuros –e, enquanto o forem, também suspeitos – em torno das alegadas acusações do doleiro Alberto Youssef a Lula e a Dilma Rousseff, publicadas por “Veja”, aumentaram em número, em gravidade e no emaranhado. O advogado de Youssef, Antonio Figueiredo Basto, negou a notícia de “O Globo”, comentada em artigo aqui [ver abaixo], […]