Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 838

A TV que te vê

A Samsung, indústria coreana de tecnologia digital, admitiu publicamente, há duas semanas, que seus aparelhos de televisão são capazes de gravar conversas dos espectadores e transmitir esse conteúdo para um banco de dados controlado pela empresa. Basta que o cidadão habilite o comando de voz do televisor inteligente – chamado no mercado de smart TV […]

O triunfo da banalidade

A imprensa brasileira retoma na sexta-feira (20/2) seus temas prediletos, na prática consagrada de atuar como força política acima dos partidos e das instituições. Mas não pode abandonar completamente a agenda da folia, porque o carnaval só acaba na madrugada de domingo, após o desfile das campeãs. Paralelamente, em algumas cidades os foliões empurraram o […]

Escândalo provoca debate sobre pressão comercial no jornalismo

“Se grandes jornais permitem que corporações influenciem seu conteúdo por medo de perder receita publicitária, a democracia está em perigo”. A frase é de Peter Oborne, principal comentarista político do Daily Telegraph, que pediu demissão acusando o jornal britânico de suavizar sua cobertura jornalística em nome de um contrato publicitário. Segundo Oborne, o Telegraph omitiu […]

Momo já era, na folia manda a Globeleza

Fofo, inofensivo, adorado por todos, o Rei da Folia está sendo destronado: de mansinho, à vista de todos. Quem assume o lugar de Momo é a criatura eletrônica, divina, esguia, inefável, inebriante, indizível, absolutamente pelada, algo assexuada, poderosa e etérea. Globeleza, descendente das cabrochas, é símbolo da apropriação do carnaval pela Rede Globo. Justiça seja […]

A graça da não-notícia

A leitura crítica dos jornais brasileiros pode produzir momentos interessantes, não propriamente pelo que dizem, mas principalmente pelo que tentam esconder. O hábito de analisar criticamente o conteúdo da mídia tradicional produz calos no cérebro, e eventualmente o observador passa a enxergar não mais a notícia, mas a não-notícia, ou seja, aquilo que o noticiário […]

O que estamos pagando por tanta beleza?

Descobrimos o que estamos pagando pela beleza do Rio e do maior espetáculo da terra. É a resposta ao artigo de Heloisa Seixas no caderno “Eu&Fim de Semana” do Valor (13/2/2015) que reproduz a pergunta do poeta Ezra Pound ao se deparar com Veneza pela primeira vez: “O que teremos de pagar por tanta beleza?” […]

Detalhes tão pequenos

Há quem diga que o carnaval e o futebol fazem a melhor síntese do Brasil. Pode-se acrescentar, com os mesmos argumentos, que o quadro fica mais completo e equilibrado se incluirmos nessa moldura a religião. Porém, sempre é bom lembrar que não estamos observando diretamente a sociedade brasileira, mas sua expressão na mídia, o que […]

Finlândia é o melhor lugar do mundo para jornalistas

A ONG Repórteres sem Fronteiras divulgou, nesta quinta-feira (12/02), seu ranking mundial de Liberdade de Imprensa. A Finlândia foi classificada como primeira colocada, entre 180 países, pelo quarto ano consecutivo, seguida por Noruega e Dinamarca. A imprensa finlandesa dá muita ênfase à transparência e igualdade de direitos, por isso é considerada como a imprensa mais […]

Aprender a aprender

Se não caiu a ficha, está na hora de cair: a maior parte do conhecimento teórico e prático já produzido pela humanidade está disponível na internet, de graça e abertamente. Quem tiver a curiosidade e a energia necessárias pode tomar nas mãos os caminhos do próprio aprendizado. Esse é um desafio para o sistema educacional: […]

Como se livrar de um repórter

Deputados e assessores da bancada do PT na Câmara receberam um manual do partido para orientar os parlamentares da nova legislatura em como lidar com a imprensa e também dá dicas sobre o funcionamento da Casa. O livreto é crítico em relação aos veículos de circulação nacional, chamados de “imprensa tradicional” no texto, e recomenda […]

Viver, morar e morrer no Facebook

Quase toda a mídia especializada online errou ao informar que o Facebook havia adquirido 200 acres (cerca de 0,80 km²) de terra perto da sede da corporação e “iria construir ali uma cidade”. Eu fiquei a imaginar então o que seria a “cidade Facebook”: uma mistura de Disneylândia tecnológica fortalecida por esteroides anabolizantes da web: […]

Netflix anuncia lançamento de serviço em Cuba

Após o governo americano flexibilizar as restrições do embargo a Cuba, o serviço de vídeos por streaming Netflix anunciou sua entrada no mercado cubano. Diversas empresas americanas já demostraram interesse em fazer negócios com Cuba. Por exemplo, o serviço de cartões de créditos MasterCard anunciou que, a partir de 1º de março, não irá mais […]

Um inferno para a imprensa

A sala de redação do diário mexicano El Mañana, na cidade de Matamoros, estado de Tamaulipas, de repente estremeceu-se. Eram cerca das quatro da tarde da quarta-feira 4 de fevereiro quando três indivíduos fortemente armados irromperam no jornal e sem mediar uma palavra se dirigiram ao escritório do diretor editorial do diário, Enrique Juárez Torres. O que […]

Quando o romance segue regras de mercado

É comum as mulheres reclamarem que são tratadas como objetos pelos homens e que não podem tomar a iniciativa na conquista amorosa, sob o risco de parecerem agressivas ou, pior, descartáveis. Mas isso está mudando. No Adote um Cara, uma rede social de origem francesa, os homens pagam para ser oferecidos como produtos e só […]

Receita de governo

Recentemente, o estado do Paraná foi palco de uma efetiva manifestação de funcionários públicos. O governador, por intermédio de seu líder na Assembleia, propôs um pacote de medidas austeras que retiravam vários benefícios do funcionalismo e principalmente davam acesso ao executivo a um fundo de cerca de 8 bilhões de reais destinados à aposentadoria dos […]

Vergonha e compaixão

Qual seria uma diferença entre o Mensalão e o Petrolão? A rede social. Em 2005, o Facebook ainda engatinhava, o Twitter não existia e, embora precursores como AOL e Compuserve tivessem milhões de usuários nos Estados Unidos, o fenômeno planetário da mídia social só decolou na segunda metade da primeira década deste século. Um passeio […]

Tema da edição de fevereiro é ‘Avaliação de Ensino’

Está no ar o número 165 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é “Avaliação de Ensino”. Editorial – Exames nacionais de avaliação do ensino, por Carlos Vogt – http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=110&tipo=1314 Artigos – Tendências e abordagens teóricas das pesquisas sobre o Enem, por Fabíola Matte […]

A crescente dificuldade de cobrir manifestações

Los periodistas juegan un papel crucial – de observación, testimonio e información – en las manifestaciones, que por esencia son de interés público. Inscribiéndose en la línea de 2013, el año 2014 estuvo marcado por una intensificación de la violencia contra los actores de la información que cubrieron este tipo de acontecimientos. Durante las manifestaciones, […]

Mulheres foram fundamentais na gênese da computação

Elas são minoria na indústria de tecnologia, mas, sem seu trabalho, provavelmente os computadores não existiriam como os conhecemos hoje. Mulheres como Ada Lovelace e Grace Hopper foram fundamentais para o avanço dos softwares. As seis programadoras do projeto Eniac criaram o sistema do primeiro computador eletrônico digital, mas nenhuma recebeu o devido crédito. Mesmo […]

A Petrobras e o massacre midiático de Dilma

Num de seus artigos, o jornalista Ricardo Melo diz: “Em 1997, o jornalista Paulo Francis denunciou esquema de roubalheira na Petrobras num programa de TV. O presidente da empresa, Joel Rennó, em vez de tomar alguma providência, abriu um processo de US$ 100 milhões contra Francis”. Na verdade, Francis pôs o dedo na chaga que […]