Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

O Estado de S. Paulo

‘A companhia de mídia americana The New York Times Co. vai eliminar cerca de 190 empregos a partir de agosto. A redução representa menos de 2% dos quadros do grupo. Cerca de dois terços dos cortes ocorrerão no The New York Times, principal jornal editado pelo grupo. Também serão eliminados empregos no New England Media Group, que inclui o diário The Boston Globe. Além dos jornais mencionados, o grupo tem ainda outros 17 diários, 8 canais de televisão e 2 emissoras de rádio.’



TV RECORD


Daniel Castro


‘Candomblé dá ‘tapa de luva’ na Record’, copyright Folha de S. Paulo, 26/05/05


‘Vestidos a rigor, cem pais-de-santo gravam hoje (10h) no Tuca (teatro da PUC-SP) o direito de resposta das religiões afro-brasileiras aos ‘ataques’ da Igreja Universal em programas exibidos pela Record e pela Rede Mulher.


O programa, de uma hora, terá de ser transmitido pelas duas TVs, nos horários das atrações da igreja, durante sete dias, determina liminar da Justiça Federal.


As entidades que assinam a ação com o Ministério Público Federal pretendem exibir o programa na semana que vem, mas Record já recorreu da liminar e aguarda uma decisão favorável.


‘Vai ser um tapa com luva de pelica. Não vamos nos defender das acusações de ligação com o demônio. Vamos fazer um ‘talk show’, que se chamará ‘Diálogo das Religiões’, para discutir com diversas religiões uma cultura de tolerância religiosa. A Igreja Universal nem será citada’, diz o cineasta Joel Zito Araújo, que o dirigirá o programa. Araújo dirigiu o documentário ‘A Negação do Brasil’ (sobre negros na TV).


O direito de resposta será ecumênico _80 convidados são de outras religiões (católicos, protestantes, budistas, judeus e muçulmanos). Haverá discussão sobre a mídia. O cantor Tony Garrido e a atriz Maria Ceiça apresentam o ‘talk show’, que terá cinco clipes ‘mostrando como a cultura brasileira é africana’, produzidos pela DM9, agência de publicidade da qual Nizan Guanaes é sócio.


OUTRO CANAL


Deslize Para exibir ‘Laços de Família’ na sessão ‘Vale a Pena Ver de Novo’, a Globo se comprometeu a adaptar a novela ao horário vespertino. Mas, anteontem, numa seqüência de cenas em piscina, Juliana Paes apareceu um bom tempo de calcinha, enquanto o personagem de Alexandre Borges acariciava seu bumbum.


Esforço ‘Laços de Família’ não tem causado estrondos no Ibope, o que justifica a avalanche de chamadas que a Globo tem feito. Sua média neste mês é de 18 pontos. A sessão já deu bem mais de 20.


Banho 1 A Record fez a cobertura mais completa e extensa do caos que se transformou São Paulo ontem. De manhã, só falou disso. Sua audiência das 7h ao meio-dia dobrou de três para seis pontos no Ibope da Grande São Paulo.


Banho 2 Até Claudete Troiano trocou as receitas e dicas de artesanato pelas chuvas. Uma das ruas que dão acesso à Record amanheceu alagada, e a apresentadora chegou à emissora a pé (deixou o carro em avenida próxima). Já Milton Neves teve prejuízo. Seu programa esportivo virou noticiário de enchente e não houve merchandising.


Esdrúxulo Assim como a novela, um dos CDs de ‘América’ também é meio sem pé nem cabeça. O sertanejo ‘América – Rodeio’ traz com bônus ‘Eu Sei que Vou te Amar’, com Caetano Veloso.’