Friday, 10 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Celebridades são usadas como ‘iscas’ de vírus

A empresa McAfee, especializada em segurança de computadores conectados à internet, classificou o ator Brad Pitt e a cantora Beyoncé como as celebridades mais perigosas para buscas online, pois há cibercriminosos que usam seus nomes para atrair internautas e instalar vírus nos computadores.

Segundo a McAfee, fãs que buscam por informações sobre Pitt e que façam o download de papéis de parede, protetores de tela ou imagens do ator têm 18% a mais de chance de terem seus PCs infectados com vírus, spam, spyware (que monitora os hábitos de navegação do usuário daquele computador) ou adware (programas que bombardeiam o usuário com publicidade, abrindo pop ups). ‘Os cibercriminosos usam métodos diversos, mas a maneira mais simples e efetiva é enganar os internautas para que eles se infectem e, para isso, estão usando o interesse das pessoas pelas celebridades’, afirma Jeff Green, vice-presidente da McAfee.

Aqueles que procuram as últimas fofocas são direcionados para sítios falsos que parecem verdadeiros, mas que oferecem riscos à segurança dos computadores. Outras celebridades perigosas são as cantoras Mariah Carey e Fergie; as atrizes Angelina Jolie, Jessica Alba e Cameron Diaz; e o ator George Clooney. ‘Temos que ter precaução ao navegar por sítios, pois muitos podem ter vírus ou outros programas não desejáveis para os computadores’, alerta Green. Informações de Christian Wiessner [Reuters, 16/9/08].