Tuesday, 24 de May de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1188

Aos 20 anos, Projor debate crítica da imprensa e jornalismo local

(Foto: Projor/ Observatório da Imprensa)

Entidade mantenedora do Observatório da Imprensa, fundada por Alberto Dines em 2002, reunirá jornalistas em evento online no próximo dia 12 de abril com transmissão ao vivo pelo Facebook.   

Ao completar duas décadas de sua fundação, ocorrida em 12 de abril de 2002, por iniciativa do jornalista Alberto Dines, o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo convida os leitores do Observatório da Imprensa e o público em geral para o evento online “20 Anos do Projor: pelo fortalecimento da crítica da imprensa e do jornalismo local”.

O evento será no dia 12/4, terça-feira, das 17 horas às 18:30, com transmissão ao vivo pela página do Observatório no Facebook.

A programação traz duas mesas. A primeira irá discutir o papel do jornalismo na democracia contemporânea e seus desafios de cobertura das eleições nacionais no país, com mediação do editor do Observatório, Marco Chiaretti, e dos jornalistas Caio Tulio Costa, Carlos Eduardo Lins da Silva e Eugênio Bucci. 

A segunda mesa, mediada por Antonio Napole e integrada pelos jornalistas Sérgio Lüdtke e Sérgio Spagnoulo e pela diretora científica da Intercom, Nair Prata, tratará de jornalismo local a partir da experiência do Atlas da Notícia, projeto realizado pelo Projor e já em sua quinta edição.

Para participar, basta acessar a página do Observatório da Imprensa no Facebook na hora do evento, por meio deste link. Não é necessário fazer inscrição e não serão emitidos certificados de participação.

Antonio Napole. Administrador e professor, é sócio da Kaiser Associates, consultoria de estratégia global com sede em Washington, DC, sendo responsável por projetos na América do Sul. É bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e mestrando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Membro do conselho de ex-alunos da EAESP-FGV, membro do comitê educacional do Centro de Liderança Pública, professor do Master em Liderança e Gestão e coordenador da pós-graduação Lato Sensu de Planejamento e Competitividade para a área pública, ambos do CLP.Conheça os participantes:

Caio Tulio Costa. Jornalista, professor, doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, pesquisador convidado da Universidade Columbia (2013), executivo na área de comunicação digital e fundador do Torabit. Na empresa que edita o jornal Folha de S.Paulo foi editor, secretário de redação, correspondente, diretor de revistas, ombudsman e fundador do UOL. Foi presidente do Internet Group e da Fundação Semco. Deu aulas de jornalismo na PUC-SP, ECA-USP, Cásper Líbero e ESPM-SP. Teve publicados quatro livros, entre os quais “Ética, Jornalismo e Nova Mídia” (Zahar) e é co-autor da primeira versão do Manual Geral de Redação da Folha (1984).

Carlos Eduardo. Jornalista, atuou em alguns dos veículos mais importantes do Brasil, entre os quais a Folha de S.Paulo (onde foi um dos responsáveis pelo Projeto Folha, secretário e diretor-adjunto de Redação, correspondente nos EUA e ombudsman) e o Valor Econômico. Livre-docente e Doutor em Comunicação pela USP, mestre pela Michigan State University e Global Fellow do Woodrow Wilson International Center for Scholars, foi professor em várias instituições, entre as quais o Instituto de Relações Internacionais e a Escola de Comunicações e Artes da USP, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a Faculdade Cásper Líbero. Atualmente é professor do Insper, onde coordena o Centro Celso Pinto de estudos de jornalismo econômico. Autor de diversos livros sobre jornalismo, comunicação e relações internacionais.

Eugênio Bucci. Jornalista, estudou na Faculdade de Direito e na Escola de Comunicações e Artes da USP, da qual é professor titular. Foi presidente da Radiobrás e membro do Conselho da Fundação Padre Anchieta, da TV Cultura. Na Abril, foi diretor de redação da Superinteressante e Quatro Rodas, e Secretário Editorial. Dirigiu o curso de Pós-Graduação em Jornalismo na ESPM e foi professor de Ética Jornalística na Cásper Líbero. Colaborou com o Observatório da Imprensa entre 2008 e 2011.

Francisco Belda. Presidente do Projor, é jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi repórter, editor e diretor de empresas jornalísticas no interior de São Paulo e professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos. É doutor em Engenharia de Produção e mestre em Ciências da Comunicação, ambos na Universidade de São Paulo (USP).

Marco Chiaretti. É jornalista e professor. Estudou filosofia e direito – e fez uma pós-graduação em jornalismo. Trabalha em jornais desde os anos 80; foi redator, editor e correspondente, em jornais, revistas e portais. Atuou também como gerente de comunicação em empresas de tecnologia. Ocupa atualmente o cargo de editor do Observatório da Imprensa.

Nair Prata. Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Comunicação (Universidade São Marcos)e doutora em Linguística Aplicada (UFMG). Realizou estágio de pós-doutoramento em Comunicação na Universidadde Navarra (Espanha). É diretora científica da Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares daComunicação, e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP). Tem 12 livros publicados, além de vários artigos sobre rádio, radiojornalismo e novas tecnologias em comunicação.

Sérgio Ludtke. Jornalista, pesquisador e consultor em mídias digitais. Possui Master em Gestão de Negócios Jornalísticos pelo ISE/Universidade de Navarra e MBA em Marketing Digital da FGV. É bacharel em jornalismo, formado pela FAMECOS – PUC/RS, em 1984. Foi editor do Projeto Comprova em 2018. Coordenou o Master em Jornalismo Digital no ISE e o Digital Video Accelerator (Facebook / ICFJ). É editor-chefe do projeto Comprova e coordenador acadêmico dos cursos da Abraji.

Sérgio Spagnuolo Jornalista e coordenador de dados do Atlas da Notícia. Fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab e do site de reportagens Núcleo Jornalismo, é também Knight Fellow do International Center for Journalists (ICFJ). Graduou-se em jornalismo pelo Mackenzie em 2007 e é mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP, em 2012. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalisEnviar mensagem para todos.