Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Ferramentas de buscas devem distinguir resultados de anúncios

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) alertou provedores de ferramentas de buscas online que eles devem fazer uma distinção mais clara, nas suas páginas, entre anúncios, conteúdo pago e os resultados de pesquisas.

A FTC divulgou uma carta com a atualização de diretrizes de 2002, enviada para serviços de busca como Google, Bing e Yahoo, além de 17 sites de pesquisa especializada em temas como viagens e compras.

Mary Engle, diretora associada para práticas de publicidade, escreveu que a Comissão vem notando um declínio no cumprimento das diretrizes e que, para evitar enganos, “os consumidores devem ser capazes de distinguir facilmente” entre resultados genuínos de pesquisa e anúncios publicitários apresentados em sites de busca.

Cor diferente, mas apagada

A diretora citou um estudo de 2012 da companhia SEOBook, especilizada em estratégias de pesquisa, que concluiu que quase metade das pessoas que fazem pesquisas não diferenciam os links publicitários que aparecem no topo das páginas de resultados de buscas dos resultados em si. Estes links aparecem exatamente acima da lista de resultados encontrados.

Normalmente, estes links são destacados por um fundo de cor diferente para diferenciá-los dos resultados reais. Mas a FTC diz que este fundo colorido é, frequentemente, claro demais, podendo passar despercebido.

No ano passado, a Comissão investigou o Google, acusado por outras empresas de exibir resultados com base em seu próprio retorno financeiro, e não no que melhor se encaixaria no perfil do consumidor. Agora, a FTC alertou que o mesmo pode ocorrer com sites especializados de busca, como os voltados a hoteis ou companhias aéreas. Segundo o órgão, os resultados de algumas destas páginas são exibidos com base no pagamento de empresas. “Se este for o caso, trata-se também de uma forma de publicidade, e deveria ser identificada como tal aos consumidores”, dizia a carta.

A FTC não citou possíveis violadores das diretrizes. Em declaração, o Google afirmou que a transparência sobre os resultados pagos é importante, e ressaltou que sempre tentou cumprir com esta regra.