Friday, 10 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

BBC apresenta mudanças em código de ética

A rede pública britânica BBC acaba de adotar um novo código de ética, informa Claire Cozens, do Guardian [23/6/05]. Para os jornalistas que ali trabalham, a principal mudança de postura que deverão assumir será privilegiar a precisão da notícia em detrimento da rapidez.

A reformulação das normas de conduta da redação foi desencadeada pelas conseqüências do comentário do repórter de rádio Andrew Gilligan, de que o governo britânico teria adulterado informações de Inteligência para justificar a invasão do Iraque junto com os EUA. A fonte que lhe deu informações para fazer tal afirmação, o cientista David Kelly, acabou se suicidando por não suportar a pressão e a BBC entrou num desentendimento sem precedentes com o governo.

Outros episódios também inspiraram a rede a assumir um compromisso maior com a qualidade que com a velocidade. Um deles foi a cobertura do massacre na escola de Beslan, na Rússia, pela qual a BBC foi criticada, assim como outras emissoras, por exibir imagens por muitos consideradas impróprias. Sua divisão televisiva resolveu adotar um atraso na transmissão de acontecimentos brutais como esses, para evitar a exposição desnecessária do público a cenas chocantes.