Os planos de James Murdoch para cobrar pelo acesso online ao tabloide britânico News of the World no próximo mês mostram que ele está ampliando o modelo de conteúdo pago, mesmo com anunciantes abandonando dois jornais do grupo que já se tornaram pagos. Em julho, o The Times e o The Sunday Times passaram a ser restrito para assinantes. Em outubro, o site do News of the World estará acessível por US$ 1,6 por dia ou quase o dobro por um mês. ‘O News of the World tem muito conteúdo e vídeos, o que facilitará a atração de leitores dispostos a pagar’, comentou Benedict Evans, analista de mídia da Enders Analysis.
Com mais pessoas tendo acesso a notícias na rede, jornais estão cada vez mais adotando o modelo pago, para tender compensar as perdas publicitárias com o impresso. A estratégia de Murdoch de colocar todos as matérias de seus jornais britânicos acessíveis apenas para os que pagarem por elas difere da adotada por outros jornais, como o Financial Times, que primeiro dá acesso a algumas matérias online, antes de começar a cobrar.
Até agora, o The Times e o The Sunday Times não estão tendo uma experiência positiva, com leitores deixando os jornais para ler as notícias de modo gratuito – o que resulta em perda de anunciantes também. ‘É possível ir à CNN ou ao The Guardian para ter acesso. Ninguém é indispensável’, avaliou Chris Bailes, gerente de negócios digitais da Starcom MediaVest Group, que cortou anúncios no The Times e Sunday Times em mais de 50%. Informações de Kristen Schweizer [Bloomberg, 16/9/10].