Friday, 10 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Novo diário Sol nega influência política

O Irã ganhou um novo jornal no sábado (4/10). O Khorshid (Sol) é publicado por um ex-assessor do presidente Mahmoud Ahmadinejad e tem tiragem inicial de 200 mil exemplares. Lançado oito meses antes das eleições presidenciais, o Khorshid levantou especulações de que poderá atuar como uma ferramenta de campanha pela reeleição de Ahmadinejad.

O publisher Mohammad Paryab nega. ‘Não, o governo tem outras plataformas e você pode perceber que há apenas uma página sobre política no Khorshid, então ele não serve a este propósito. Se quiséssemos fazer isso, teríamos que separar de 10 a 12 páginas do jornal – que tem 24 páginas – para notícias políticas’, completa Paryab, que foi secretário do conselho de informação da presidência.

O diário abordará assuntos tão variados como economia, novelas, poluição e comportamento, e é financiado pela agência estatal de previdência social, que, segundo o publisher, cobre 28 milhões de pessoas, ou 45%, da população iraniana.

Sob o governo de Ahmadinejad, veículos de mídia iranianos, como jornais, sítios e agências de notícias com as mais variadas inclinações políticas, sofreram uma onda repressiva. Diversas empresas de mídia foram fechadas nos últimos anos. Informações da AFP [4/10/08].