Monday, 13 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Sarah Palin estrela reality show sobre o Alasca

A republicana Sarah Palin, ex-governadora do Alasca, é a estrela de um novo reality show na TV americana, batizado de O Alasca de Sarah Palin. O primeiro episódio – são oito, no total – estreou no domingo [14/11] nos EUA. ‘Eu me descreveria e à minha família como americanos normais’, diz ela no programa, com um sorriso largo. Em uma cena em que faz rafting com a família, a ex-governadora aponta para dois ursos. O verdadeiro interesse do programa, no entanto, não é o estado, mas sim Sarah e, especificamente, suas ambições políticas, avalia Hadley Freeman [The Guardian, 12/11/10].

O fato de Sarah ter concordado em participar do reality show é visto por alguns analistas, em primeiro lugar, como um indício de que ela estaria abrindo mão da política para ficar em foco – um lugar que tanto adora. No mês passado, Karl Rove, ex-assessor político de George W. Bush, chegou a dizer que aparecer em seu próprio reality show não ajudaria Sarah Palin a conquistar a presidência em 2012 – nas eleições de 2008, ela ficou conhecida nacional e internacionalmente ao ser nomeada candidata à vice-presidência do país na chapa do republicano John McCain, que acabou derrotado por Barack Obama.

Novo modelo

No entanto, Rove é de uma outra era de republicanos. Sarah faz parte de um novo modelo, mais interessado no apelo público do que na política propriamente dita. Por este prisma, não é difícil ver o programa como parte de uma campanha publicitária da ex-governadora, mostrando suas habilidades de pesca e caça e tentando corrigir algumas ‘inverdades’ sobre ela.

Segundo uma matéria do New York Times, Sarah e o produtor do programa, Mark Burnett, tentaram vendê-lo a várias emissoras em março, mas nenhuma se interessou. Ele acabou sendo exibido pelo TLC, canal a cabo conhecido por seus reality shows inusitados, como Eu não sabia que estava grávida e Policiais mulheres de Dallas.