Sunday, 12 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

TV paga tem disputa por transmissão da Copa

A TV italiana está em clima de guerra. De um lado, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que comanda a Mediaset, maior companhia de mídia do país. Do outro, o magnata australiano Rupert Murdoch, dono da News Corporation, que controla o provedor de TV fechada Sky Italia. No início da década, quando a News Corp comprou as empresas italianas Telepiu e Stream e as transformou na Sky Italia, executivos de mídia do país esperavam que a nova companhia falisse. A crença era de que os italianos se recusariam a pagar por programas de TV.

Os executivos estavam errados, e havia uma demanda considerável por uma programação que saísse do modelo tradicional de TV italiana, com jogos, reality shows e programas de variedades recheados com muita maquiagem, dança e música. Atualmente, a Sky Italia conta com quase cinco milhões de assinantes. A companhia de Berlusconi não teve escolha a não ser lançar seu próprio serviço de TV paga. O Mediaset Premium hoje conquista telespectadores com pacotes baratos e filmes de Hollywood, e possui pouco mais de quatro milhões de clientes.

Desde que começou a investir no mercado italiano, a News Corp enfrenta desafio atrás de desafio. Além da dura rivalidade com a Mediaset, a empresa também sofre com mudanças constantes nas regras de atuação no país. No início de 2009, uma nova norma governamental levou o imposto sobre a TV paga para 20% – o que, junto com a competição com a companhia de Berlusconi e a economia enfraquecida, levou a Sky a perder cerca de 63 mil assinantes no último trimestre do ano.

Outras regras recentes, entre elas a de que, a partir de 2012, a publicidade na TV paga não pode ultrapassar 12% de cada hora de programação, também devem prejudicar a News Corp. ‘Um órgão regulatório sensato poderia ter tomado estas medidas, mas como a Mediaset é controlada por Silvio Berlusconi, há sempre a suspeita de que as regras não estão sendo aplicadas tendo em vista apenas o interesse público’, avalia Claudio Aspesi, analista especializado em mídia europeia na companhia Bernstein Research.

Além disso, em agosto do ano passado a Mediaset passou a se recusar a veicular anúncios publicitários da Sky. Tom Mockridge, executive-chefe da empresa, lamenta a decisão, que ‘teve um grande impacto, já que [a companhia de Berlusconi] é a principal rota para o mercado italiano’. A questão foi parar no tribunal, que determinou que a proibição imposta pela Mediaset era ilegal, mas acabou não tomando atitudes concretas.

Futebol

A disputa mais recente entre Murdoch e Berlusconi envolve a transmissão da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. Quando houve a fusão da Telepiu com a Stream, a Comissão Europeia determinou que a Sky só poderia adquirir direitos exclusivos para transmitir partidas de futebol por satélite, e não por todas as plataformas. Já a Mediaset comprou, em 2005, os direitos para a TV digital terrestre, além de lançar seu próprio serviço de TV paga. A partir do próximo ano, entretanto, a Sky passa a ter liberdade para adquirir direitos de partidas de futebol em qualquer plataforma.

Por agora, a Sky ganhou os direitos exclusivos para transmitir a Copa na TV paga. Na semana passada, a revista Sorrisi e Canzoni, guia de programação televisiva mais vendido do país, avisou aos leitores que a luta da Mediaset ainda não terminou. Segundo a revista, cujo título pode ser traduzido como ‘sorrisos e canções’, a companhia do primeiro-ministro apresentaria pedido na Câmara de Comércio de Paris para obter os direitos à exibição dos jogos. A Sorrisi e Canzoni – surpresa! – também pertence a Berlusconi. Informações da Economist [15/4/10].