Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Um guia de uso para a mídia pública nos EUA

A Corporation for Public Broadcasting (CPB), organização sem fins lucrativos criada pelo Congresso americano em 1967 para promover o desenvolvimento da mídia pública no país, lançou um guia de uso das mídias sociais para as emissoras públicas. Enquanto grandes redes públicas como PBS e NPR já possuem políticas nesta área, centenas de estações independentes ainda não tinham uma fonte com diretrizes para obter o melhor aproveitamento das mídias sociais.

O guia do CPB foi publicado no site do National Center for Media Engagement (NCME) e produzido pela empresa de marketing iStrategy Labs. O objetivo era criar um documento voltado a uma audiência mais ampla: não apenas as estações que precisam de diretrizes, mas também as que precisam ser convencidas do valor das mídias sociais. “Ainda resta alguma incerteza na mídia pública diante das mídias sociais”, diz Daniel McCoy, diretor de estratégias de mídia do CPB.

McCoy ressalta que, por vir do CPB e do NCME, o guia será uma fonte considerada confiável pelas estações independentes. Existem diversos guias de mídias sociais espalhados pela internet, mas nenhum que fale diretamente aos principais valores da mídia pública.

O guia inclui modelos para a criação de campanhas nas mídias sociais, com seções que abordam objetivos, táticas e medidas, além de estudos recentes que demonstram o sucesso das mídias sociais e exemplos de campanhas de estações usando redes como Facebook e Twitter que deram certo. Traz ainda diretrizes éticas e de bom senso na hora de postar informações nas redes – em contas profissionais e pessoais. Informações de Andrew Phelps [Nieman Journalism Lab, 20/9/11].